Rússia lidera proposta do Centro de Diplomacia Alimentar do BRICS
- Mehane Albuquerque
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Foi proposta a criação de um Centro de Diplomacia Alimentar com base no Comitê Nacional de Pesquisa do BRICS, com a função de coordenar a implementação de decisões voltadas ao desenvolvimento das exportações e importações de alimentos entre os países do grupo. A iniciativa foi anunciada por Dmitri Bulatov, presidente da União Nacional dos Exportadores de Alimentos (NSEP), em entrevista à TV BRICS.

Segundo Bulatov, o centro poderia lidar com questões de sustentabilidade no comércio internacional.
"Para isso, é necessário que os especialistas dos países do BRICS desenvolvam um Código Global de Conduta para os mercados alimentares mundiais, a ser seguido pelos países participantes do comércio internacional", acrescentou Bulatov.
O presidente da NSEP explicou que o documento deve estabelecer princípios que contribuam para a estabilidade do comércio internacional de produtos agrícolas, a eliminação de barreiras existentes e a ampliação do acesso a alimentos para as populações dos países necessitados.
Bulatov também ressaltou o papel crucial da Rússia na segurança alimentar global. Ele afirmou que o país ocupa a primeira posição mundial na exportação de trigo e é um dos maiores fornecedores de grãos.
No entanto, como destacou o especialista, o potencial de produção e exportação do setor agrícola russo ainda não foi totalmente explorado, o que indica um grande potencial para fortalecer ainda mais o papel da Rússia na solução de questões alimentares globais.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments