Rádio Niterói Discos convida Byafra no 'Resenha Musical'

Depois de lançar uma Rádio online, o selo institucional Niterói Discos, da Prefeitura de Niterói, lançou em junho o podcast 'Resenha Musical', cujo primeiro entrevistado foi o músico Serginho Chiavazzoli. Em seguida, a entrevista foi com Paulinho Guitarra. Agora o entrevistado é o consagrado cantor e compositor Byafra, na terceira edição do podcast, que entra no ar a partir do dia 30 de junho. O programa vai levar ao publico, quinzenalmente, um bate-papo com os principais nomes da música da cidade.

Divulgação

Comandado pelo diretor do selo, Tavinho Torreão, o 'Resenha Musical' é uma conversa informal, buscando levar ao ouvinte curiosidades sobre a carreira dos artistas, daquelas que você só ouve na intimidade. "Queremos levar nosso público à sala de estar do artista, seja ele integrante do nosso cast ou não", revela Tavinho.


Nesta conversa informal com Byafra – nome artístico do cantor e compositor niteroiense Maurício Pinheiro Reis – Tavinho Torreão vai descortinar as histórias por trás dos sucessos do artista, falar sobre Niterói e todos os músicos e amigos do meio musical na cidade. Byafra lançou 14 álbuns, que venderam mais de meio milhão de cópias."Sonho de Ícaro" e "Leão Ferido", apenas dois de seus grandes sucessos, lhe renderam dois Discos de Ouro.


Na metade dos anos 70, a carreira musical já era seu principal projeto de vida. E foi nessa época que nasceu O Circo, banda que teve rápido sucesso em apresentações em Niterói e no interior do Estado do Rio. Como principal vocalista do grupo, Byafra começou a ganhar intimidade com os palcos. E foi acompanhado por seus colegas de O Circo que Byafra entrou pela primeira vez no velho estúdio da CBS (hoje Sony Music), na Praça da República, centro do Rio de Janeiro, para gravar seu primeiro álbum, na época editado em LP e cassete.


Lançado em 1979, “Primeira Nuvem” foi rapidamente adotado pelas rádios de todo o Brasil. Uma das canções, composta pelo próprio Byafra e por Luiz Eduardo Farah, transformou-se em grande sucesso: “Helena”, trilha sonora da novela Marron Glacê, da Rede Globo. Byafra emplacaria mais sete músicas em novelas, identificando suas canções com vários personagens famosos.


Em 1998 Byafra, para evitar aparecer na mesma página da guerra civil nigeriana nos sites de busca da internet, mudou a grafia de seu nome.


O podcast 'Resenha Musical' entra no ar quinzenalmente, nas quintas-feiras, às 10h, mas ficará disponível tanto na página da Rádio Niterói Discos como no canal do Youtube do podcast.


Sobre a Niterói Discos


Nos início dos anos 1990, quando o mundo ainda engatinhava na transição do vinil para o CD, a Niterói Discos já buscava incentivar o artista niteroiense na busca por seu espaço na concorrida indústria fonográfica.


Do primeiro LP da icônica banda 'Os Lobos', gravado em 1991, passando por artistas iniciantes ou consagrados nacionalmente, a Niterói Discos, que já lançou mais de 180 trabalhos, foi se consolidando como uma referência na cidade, alavancando carreiras, conquistando repercussão nacional, participando de festivais e congressos.


Como dizia nosso saudoso Arthur Maia, "na ponte não se cobra pedágio, mas couvert artístico”. Esse é o espírito que a rádio Niterói Discos pretende levar ao público com o 'Resenha Musical'.


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif