Reabertura: cinco bares fechados e 132 multas no Rio
A Prefeitura do Rio divulgou um balanço de ações realizadas de quinta-feira (2) até a madrugada deste domingo (5) para reprimir descumprimentos da Fase 3A do Plano de Retomada, que permitiu a reabertura de bares e restaurantes, entre outras, após as medidas de isolamento social por causa da pandemia. A fiscalização abordou 180 pontos comerciais, e interditou cinco bares e aplicou 132 multas em várias áreas da cidade, que teve grande movimentação, com estabelecimentos lotados e maioria das pessoas sem usar máscara e descumprindo as regras de distanciamento seguro.
Os agentes percorreram cerca de 30 bairros, como Leblon, Copacabana, Botafogo, Urca, Flamengo, Laranjeiras, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Tijuca, Bonsucesso, Bangu e Campo Grande. Das 180 abordagens, 108 foram realizadas em bares e restaurantes, e a maioria das interdições e multas foram por falta de higiene, funcionamento irregular e aglomeração, como no caso do restaurante do número 120 na Barra da Tijuca.
Segundo a Prefeitura, no sábado (4), a operação suspendeu as atividades de 43 de 99 estabelecimentos fiscalizados na Zona Oeste. E orientaram 15 ambulantes não autorizados a se retirar das vias.
A maioria dos estabelecimentos fechados desrespeitava o horário de funcionamento (até 23h) ou provocava aglomeração. Os agentes também orientaram bares e restaurantes sobre o correto distanciamento das mesas e o uso permitido da via pública.
Em Copacabana, guardas municipais atuaram na orientação e dispersão de pessoas aglomeradas em calçadas e bares.
No Leblon, um bar foi notificado por ocupação irregular da calçada e outro, fechado por estar em funcionamento após o horário permitido.
Domingo de praia
A movimentação no fim de semana no Rio de Janeiro não foi só nos bares e restaurantes. Com um sábado nublado que evitou que muita gente fosse às praias, com o domingo de sol (5), as praias ficaram cheias.
Além das atividades físicas, como o passeio no calçadão, também estão autorizados os esportes aquáticos individuais e os treinos funcionais individuais na areia. Banho de sol e a utilização de cadeiras e barracas continuam proibidos pela prefeitura.
Ação contra reabertura
A Defensoria Pública e o Ministério Público estadual entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar o plano de reabertura do Rio.
Comments