Relação entre religião e crime é tema de livro
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Relação entre religião e crime é tema de livro

A expansão de igrejas pentecostais em favelas e periferias do Rio de Janeiro, território antes marcado pela presença de casas de Candomblé e de Umbanda, trouxe também transformações nas relações entre religião e crime. Para compreender melhor essa "mudança da paisagem religiosa", o sociólogo Diogo Silva Corrêa empreendeu uma pesquisa na Cidade de Deus, comunidade em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

Diogo Silva Corrêa / Reprodução

A tese de doutorado se transformou no livro “Anjos de fuzil: uma etnografia das relações entre pentecostalismo e vida do crime na favela Cidade de Deus”, lançado nesta terça (21/3), às 15h, com uma palestra do autor no LEMI da UFF(Laboratório, Estúdio Multimídia Multiusuário – INCT/InEAC).


A palestra é transmitida pelo YouTube e tem mediação dos antropólogos Fábio Reis Mota (PPGA-UFF/ INCT-INEAC – NUFEP) e Luana Martins (PPGJS-UFF), ambos pesquisadores vinculados ao INCT/INEAC.


Em entrevista ao programa Bom Dia Niterói desta terça (21/3), na Rádio Toda Palavra, Diogo Silva Corrêa disse que o principal objetivo foi compreender como os traficantes, alguns da alta hierarquia e antes mais próximos das religiões de matriz africana, passaram pela conversão pentecostal.


"Em duas regiões da Cidade de Deus havia imagens de santos protetores. A partir de um determinado momento, tiraram esses santos e no mesmo lugar foi colocada uma bíblia aberta. Também passou a ter proibição a terreiros e despachos. O objetivo da pesquisa é saber por que houve a mudança, a partir de quando e quem são os principais atores que a produziram", conta ele.

Cidade de Deus / Reprodução

Para o sociólogo, o combate à intolerância religiosa, que ele classifica como "patologia social", passa pela compreensão da dinâmica nas relações entre o crime e as igrejas, e também pela expansão das igrejas pentecostais e neopentecostais nas comunidades.


Diogo Silva Corrêa é doutor em sociologia pela École des Hautes Études en Science Sociales (EHESS) e pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).


Também é professor convidado da École des Hautes Études en Science Sociales e professor do departamento de pós-graduação de sociologia política da Universide de de Vila Velha (PPGSP-UVV). É também coordenador do Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social (Labemus – UFPE/UVV) e pesquisador do Centre d’Études des Mouvements Sociaux (CEMS-EHESS).




Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page