Renda de 71% das famílias nas favelas caiu para a metade na pandemia

Uma pesquisa sobre os impactos da Covid-19 realizada pelo Data Favela, em parceria com o Instituto Locomotiva e com a Central Única das Favelas (Cufa), revelou que 71% das famílias que moram em favelas brasileiras estão sobrevivendo com menos da metade de sua renda original. A fome, a falta de renda e até mesmo a interrupção na doação de alimentos são alguns fatores que colocam essas pessoas em um grau de vulnerabilidade ainda maior em plena pandemia. Atualmente, 16 milhões de pessoas vivem em favelas no Brasil.


“Ficou muito claro que a realidade de fome das favelas atingiu níveis alarmantes, chegando ao pior nível da pandemia até agora”, diz Renato Meirelles, fundador do Data Favela, à CNN.


A sobrevivência de um grande número de moradores de comunidades de baixa renda em 2020 dependeu da solidariedade e também da articulação da sociedade civil, pois segundo o estudo, para quase 70% deles faltou dinheiro para comprar comida. Em contrapartida, 90% de pessoas receberam algum tipo de doação, principalmente alimentos.


Caso não contassem com doações, 80% das famílias não poderiam pagar contas, comprar produtos de higiene, comida e gás de cozinha durante a pandemia. Sem dinheiro guardado ou fonte de renda, 76% pediram auxílio emergencial.


Data Favela


O Data Favela é o primeiro instituto de pesquisa e estratégias de negócios focado na realidade das favelas brasileiras, estudando o comportamento e o consumo do morador dessas comunidades e identificando oportunidades de negócios para empresas que desejam desenvolver suas atividades nesses territórios.

Contando com uma ampla base de conhecimento sobre as favelas brasileiras e o mercado de baixa renda, o Data Favela atua qualificando e treinando os próprios moradores das favelas para a implementação de suas metodologias de pesquisas. O resultado dos estudos se traduz sempre em informações relevantes e extremamente valiosas para instituições interessadas em atuar na base da pirâmide.

vila_de_melgaco.jpg
Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3