Retorno às aulas presenciais será avaliado em Niterói

Nesta quarta-feira (6/10), o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Niterói, o vereador Binho Guimarães (PDT), encaminhou para as secretarias de Saúde e Educação um ofício solicitando a avaliação sobre o retorno pleno das aulas presenciais junto ao Comitê Científico.

Vereador Binho Guimarães / Foto: Sergio Bonelli, Divulgação

Segundo o vereador, a proposta se deve a vários motivos, mas em especial ao fato de Niterói ter um dos melhores índices de imunização do país.


Dados do último dia 5/10 indicam que 441.117 pessoas (mais de 80% da população) já receberam a primeira dose e 344.654 pessoas (mais de 65% da população) estão com o programa de vacinação completo. Além disso, ainda no final de agosto foi antecipado o calendário para adolescentes a partir de 12 anos, com a vacinação para a faixa etária avançada na cidade.


“Não podemos nos furtar ao debate do retorno presencial às atividades escolares e precisamos mobilizar as autoridades científicas do município a se sensibilizarem sobre o tema. Trata-se não somente de assegurar o direito à educação de crianças e adolescentes como também de medida viabilizadora de segurança alimentar, estrutura familiar, proteção social e amparo sanitário. Nós vamos seguir colocando crianças e adolescentes no centro dessa discussão, trabalhando para minimizar os impactos da pandemia em nossas escolas”, explica o vereador.


Os efeitos da educação à distância têm sido monitorados pelas agências nacionais e internacionais envolvidas com educação. Já é comprovado que quanto menor a idade, maior a perda pedagógica, conforme consta em artigo recente da Unesco.


Segundo a pesquisadora Rafaela Piquet, o debate se faz necessário, visto que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e sofre das mazelas inerentes à vulnerabilidade social extrema, pobreza, desemprego e miserabilidade que se agravaram na pandemia e prejudicaram diretamente o ensino público.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg