top of page
banner niteroi NQQ 780x90px 25 6 25.jpg

Reunião na Casa Branca avança negociações da Cúpula do Alasca


(Foto: Alex Brandon)
(Foto: Alex Brandon)

Vladimir Zelensky e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram nesta segunda-feira (18) na Casa Branca. Em declaração à imprensa, antes de uma nova reunião com líderes europeus, eles comentaram o teor das discussões.


Perguntado por jornalistas na Casa Branca se continuará a recrutar mais soldados, o ucraniano afirmou que é preciso parar o conflito, mas que conta com o apoio dos Estados Unidos e da União Europeia para uma solução diplomática.


Zelensky classificou as conversas com Trump, até aqui, como "muito boas", e disse acreditar que as próximas serão ainda melhores.


Trump, por sua vez, disse que as hostilidades no Leste Europeu devem acabar em breve. Tanto ele quanto Zelensky acreditam que um acordo trilateral envolvendo a Rússia é o caminho para o cessar-fogo. Todavia, o presidente norte-americano reforçou que o objetivo é uma paz duradoura, meta compartilhada pela Rússia.


Aos repórteres, Zelensky afirmou que não descarta eleições presidenciais no país. A Ucrânia se encontra sem um líder legítimo desde maio de 2024, quando um novo candidato eleito democraticamente deveria ter assumido o posto.


No entanto, ele vem usando decretos de lei marcial para postergar as eleições no país. A medida, entretanto, vai de encontro com a própria Constituição ucraniana.


Segundo o ucraniano, para a realização de uma eleição na Ucrânia, serão necessárias "condições de segurança", o que, de acordo com Trump, será tema de sua próxima reunião entre Washington, Kiev e líderes europeus.


"Temos pessoas esperando em outra sala agora, todas da Europa, as maiores personalidades da Europa, e querem oferecer proteção. Elas têm uma forte convicção sobre isso, e nós as ajudaremos com isso."


Estarão no encontro o chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte; a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; os primeiros-ministros Keir Starmer, do Reino Unido, e Giorgia Meloni, da Itália; o chanceler alemão Friedrich Merz; e os presidentes Emmanuel Macron, da França, e Alexander Stubb, da Finlândia.


Embora haja a promessa de ajuda à Ucrânia caso um acordo pelo fim das hostilidades seja alcançado, Trump afirmou que não há discussões para incluir a Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).


Segundo o líder norte-americano, não será possível definir as garantias de segurança como similares àquelas oferecidas pelo Artigo 5 da OTAN, no qual se uma nação-membro for atacada, todos os países devem partir em sua defesa.


"Se olharmos para trás, muito antes do presidente [Vladimir] Putin, sempre houve uma declaração de que eles jamais permitiriam a entrada da Ucrânia na OTAN. Então essa foi uma declaração que foi feita, mas ainda não discutimos nada sobre isso. Vamos discutir isso hoje."


Ainda sobre a Rússia, Trump reforçou que o encontro com o presidente Vladimir Putin, na última semana, foi "maravilhoso". O norte-americano ressaltou que ligará para o homólogo russo assim que acabar a reunião com os líderes europeus.


"Acabei de falar indiretamente com o presidente Putin, e vamos ter uma conversa telefônica logo após essas reuniões de hoje, e podemos ou não ter uma trilateral. Se não tivermos uma trilateral, a luta continua. E se tivermos, há uma boa chance de talvez acabar com elas [as hostilidades]."


Trump enfatizou que "em um passo significante, presidente Putin concordou que a Rússia aceitasse garantias de segurança para a Ucrânia".


"Tivemos um dia [de reuniões] muito bem-sucedido até agora... Abordamos muitos assuntos. [...] Vai ser fantástico. Na verdade, acho que teremos uma conversa bem-sucedida."


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 
banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page