top of page

Rio é a cidade escolhida para sediar a cúpula do G20 em 2024


(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O martelo foi batido e o Rio foi escolhido para sediar a cúpula do G20 no ano que vem. O Brasil já tinha sido anunciado como o país sede para 2024 no encontro de 2021 em Roma, entretanto, ainda não se sabia qual cidade seria.


A escolha foi bastante comemorada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes e pelo governador Claudio Castro, de acordo com o G1.


"Estamos de volta! Valeu, presidente Lula! Rio!", disse Paes. "Tudo isso está sendo possível graças aos esforços e empenho que estamos tendo em promover o Rio de Janeiro para o mundo. Esse encontro é um marco para a nossa história", afirmou Claudio Castro.


Em 2022, a cúpula foi em Bali, na Indonésia e neste ano acontecerá em Nova Deli, na Índia em setembro, marcando a 18ª edição do evento.


O Grupo dos 20, conhecido como G20, é uma organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia. Juntas, essas nações representam cerca de 80% de toda a economia global.


Além do Brasil, Índia e União Europeia, integram o G20 os Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia.


O encontro de 2024 terá 20 integrantes do grupo, além de dez nações convidadas, entre elas Paraguai e Uruguai, que integram o Mercosul junto com Brasil e Argentina.


Em dezembro, o Brasil assumirá a presidência rotativa do G20, hoje ocupada pela Índia.

コメント


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page