top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Rio de Janeiro é palco de óperas, balé e concertos da Rússia


ree
Temporadas Russas no Brasil (Foto: Rennan Rebello/Sputnik)

Da Sputnik Brasil

Por Rennan Rebello

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro sediou, nesta segunda-feira (17), a cerimônia de abertura do projeto Temporadas Russas. A Sputnik Brasil conversou com a ministra de Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, que está no país para acompanhar o evento.


O evento, patrocinado e liderado pelo governo e pelo Ministério da Cultura russos, consiste em uma variedade de apresentações de ópera lírica, balé clássico e concertos sinfônicos; além de teatro e danças folclóricas russas, incentivando o intercâmbio cultural.


A ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, esteve presente na abertura.


Ensaio

A Sputnik Brasil tinha acompanhado o último ensaio do concerto de abertura, que foi regido pelo maestro russo Denis Vlasenko e teve participação especial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.


O ensaio também contou com a participação do violonista russo Daniel Kogan e da cantora Zinaida Tzarenko.


O espetáculo teve preços populares e sua arrecadação será destinada às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.


À Sputnik Brasil, o maestro Vlasenko contou detalhes do evento de abertura.


"Estamos inaugurando um projeto maravilhoso: o Temporadas Russas no Brasil […] com concertos de gala dos vencedores do prêmio Tchaikovsky", destacou.


"É uma grande honra estar neste palco com grandes nomes", complementou.


Ministra russa fala sobre cancelamento cultural contra o país

Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, Olga Lyubimova, ministra da Cultura da Rússia, abordou questões relacionadas ao cancelamento cultural e à preservação das conexões culturais internacionais russas.

Respondendo a pergunta sobre a mudança de tendência na aceitação da cultura russa, a ministra expressou preocupação com a influência negativa de certas figuras políticas e públicas de países hostis, que têm utilizado as redes sociais para promover o cancelamento cultural.


"Estamos testemunhando gritos estridentes de vários políticos, figuras públicas ou políticas de países hostis captados pelas mídias sociais, o que se transformou em um tema ofensivo e doloroso de cultura do cancelamento da cultura russa, com as redes sociais dizendo que não precisavam mais de Tchaikovsky", explicou à Sputnik.


Na contramão do preconceito, ela observou que os maiores teatros musicais do mundo continuam celebrando compositores russos e que os nomes de figuras icônicas como Pushkin, Tchaikovsky e Prokofiev ainda são amplamente reconhecidos.


Além disso, ela ressaltou a importância das vozes e dos bailarinos russos para a vida cultural europeia, afirmando que, sem eles, esta não estaria completa.


A ministra enfatizou a necessidade de preservar as conexões culturais entre as pessoas e agradeceu o presidente russo Vladimir Putin, por descartar a prática de cancelamento da cultura de qualquer nação.


Ela mencionou que houve inúmeras estreias de peças e produções de artistas internacionais na Rússia, e que crianças de vários países participaram e venceram competições internacionais realizadas no país.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page