top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Rio e Niterói entregam dossiê para sediar Pan 2031; São Paulo desiste

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, entregaram, nesta quinta-feira (16/1), ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, o dossiê da postulação conjunta das cidades para a candidatura à sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.

Foto: Lucas Benevides /  Prefeitura de Niterói
Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

“Grandes eventos esportivos deixam legados importantes para as cidades. A ideia de realizar os Jogos em Niterói e no Rio está alinhada ao movimento internacional por projetos esportivos mais sustentáveis. Temos exemplos disso, como a Copa do Mundo de 2026, que será realizada de forma conjunta nos Estados Unidos, Canadá e México. Essa abordagem busca compartilhar custos e promover uma visão mais equilibrada e sustentável para eventos esportivos globais”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.


Rodrigo Neves acrescentou:


“Um dos principais legados desse projeto será a Linha 3 do Metrô, que reconfigurará o sistema de transporte do estado, integrando a região metropolitana de forma mais eficiente. Além disso, o fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação social será fundamental. Temos condições de implementar desde agora programas como bolsas para atletas e a ampliação do Time Rio, refletindo a compreensão de que educação, cultura e esporte são elementos transformadores da sociedade”, destacou Neves.

Foto: Lucas Benevides /  Prefeitura de Niterói
Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

São Paulo fora do páreo


No mesmo dia, São Paulo comunicou sua desistência e manifestou apoio à candidatura de Rio e Niterói. Desde 2023, a capital paulista vinha manifestando interesse em sediar o Pan 2031. O recuo foi anunciado pela prefeitura por meio de nota, em que elogia a infraestrutura de Rio de Janeiro e Niterói e também cita as Olimpíadas em 2016 sediadas na capital fluminense.


"O objetivo agora é trabalhar conjuntamente para que os jogos Pan-Americanos venham para o Brasil", acrescenta o texto.


O compromisso final das cidades será a defesa da postulação da candidatura perante o colégio eleitoral do COB, no dia 29, data da escolha da cidade que representará o Brasil na disputa pela sede do Pan 2031.


A decisão final é tomada no âmbito da Panam Sports, entidade continental responsável pelos Jogos Pan-Americanos. A expectativa é de que a escolha seja anunciada em agosto. Nesse momento, a única cidade que se coloca como concorrente de Rio e Niterói é Assunção. A capital paraguaia anunciou seu interesse em sediar o evento esportivo em dezembro.


Integração e infraestrutura sustentável


“Não estava pensando em Jogos Pan-Americanos ou Olimpíadas novamente, mas foi a experiência mais incrível da minha vida. Tenho muito orgulho de ser um prefeito olímpico, algo raro no mundo. Foi uma grande transformação para o Rio em 2016, com melhorias como o BRT e o Porto Maravilha, que mudaram a mobilidade e a qualidade de vida da população. Desta vez, a candidatura conjunta do Rio e Niterói tem um simbolismo especial, unindo as duas cidades em um projeto que aproveita a infraestrutura existente. A integração entre nossas cidades reforça o potencial de transformar a região metropolitana e a vida das pessoas”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.


A proposta apresentada por Rio e Niterói reflete a aposta em uma infraestrutura sustentável, aproveitando instalações já existentes e incorporando novas iniciativas voltadas à melhoria da mobilidade urbana e ao fortalecimento do esporte na região.


“Tenho certeza de que foi um trabalho árduo das cidades a preparação desta candidatura. Agora, seguimos o prazo regulamentar para aguardar se outras cidades se apresentarão, antes de podermos decidir pela candidatura. Para nós, do movimento olímpico, é muito importante realizar grandes eventos no nosso país, pois eles atraem mais pessoas para a prática esportiva. Um dos objetivos dessa nova gestão do Comitê Olímpico é exatamente esse: aumentar a participação em diversas modalidades. Um evento como os Jogos Pan-Americanos é uma grande oportunidade. O Rio tem uma vasta experiência, e, junto com Niterói, forma uma candidatura com competência para realizar esse evento. A candidatura conjunta foi uma ideia brilhante, e torcemos para que a Assembleia faça a escolha certa, baseada em processos justos e transparentes”, concluiu o presidente do COB, Marco La Porta.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Kommentare


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page