Rio espera público de 8 milhões no carnaval da cidade
- Da Redação
- há 3 horas
- 2 min de leitura

O Rio de Janeiro espera mais de 8 milhões de foliões para aproveitar o carnaval em toda a cidade, dos quais 6,8 milhões nos blocos e 1,5 milhão de pessoas divididas entre os desfiles da Marquês de Sapucaí, Intendente Magalhães, Terreirão do Samba, Avenida Chile, Cinelândia e bailes populares.
Apenas no Sambódromo são esperadas 500 mil pessoas nos desfiles do Grupo Especial, da Série Ouro e das escolas de samba mirins.
A Prefeitura apresentou, nesta quinta (5), no Centro de Operações Rio (COR), o Plano Operacional para o Carnaval 2026.
Assim como no ano passado, o Grupo Especial contará com três noites de apresentações, reunindo quatro escolas por dia, enquanto a Série Ouro desfilará em dois dias. Já a Estrada Intendente Magalhães receberá seis dias de desfiles, distribuídos entre as séries Prata e Bronze, além dos Blocos de Enredo e dos Grupos de Avaliação.
A programação inclui ainda mais de 30 Bailes Populares espalhados por diferentes regiões da cidade, os desfiles dos Blocos de Embalo e de Enredo na Avenida Chile, além do tradicional Baile e Concurso Folião Original, na Cinelândia.
Outro destaque é o Terreirão do Samba, na Praça Onze, que receberá mais de 40 artistas ao longo do período carnavalesco. A expectativa é de um público diário em torno de 10 mil pessoas.
Durante a apresentação do plano, cada órgão municipal envolvido detalhou suas estratégias para a atuação nos desfiles da Sapucaí e da Intendente Magalhães, incluindo operações de trânsito, limpeza urbana, segurança, saúde, ordenamento público e assistência social.
Proteção a crianças
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), comandada pela secretária Martha Rocha, vai intensificar as ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval 2026. A campanha deste ano tem como lema “Proteger é o nosso enredo” e reúne espaço de convivência para filhos de ambulantes, identificação com pulseiras e ações de prevenção no Sambódromo e em outros pontos da cidade.
Durante os desfiles da Série Ouro, do Grupo Especial e do Sábado das Campeãs, crianças e adolescentes serão identificados com pulseiras contendo nome e telefone dos pais ou responsáveis. A medida contribui para o rápido reencontro e garante mais segurança e tranquilidade às famílias.
As equipes da SMAS atuarão de forma itinerante e em pontos fixos. No Sambódromo, haverá tendas da Assistência Social. A iniciativa também será realizada nos desfiles da Intendente Magalhães.
A SMAS também realizará a campanha “Dispersão não é lugar de diversão”, voltada à prevenção de acidentes na Praça da Apoteose, durante os desfiles da Série Ouro, do Grupo Especial e do Sábado das Campeãs.
Educadores e assistentes sociais vão orientar pais e responsáveis sobre os riscos da permanência de crianças na área de dispersão, onde há circulação de carros alegóricos e guindastes. Crianças não poderão permanecer no local após as apresentações.
Além dessas iniciativas, a SMAS atuará na abordagem social de pessoas em situação de vulnerabilidade, na busca ativa por crianças e adolescentes perdidos, no acolhimento institucional temporário, quando necessário, e na promoção das campanhas de erradicação do trabalho infantil e de enfrentamento à violência sexual.






