Rio faz ato simbólico para iniciar vacinação de idosos

Um ato simbólico realizado na manhã deste domingo (31), no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, marcou o início da imunização de idosos em geral contra a Covid-19. Oficialmente, a vacinação de idosos a partir de 80 anos começa nesta segunda-feira (1º) com os têm 99 anos ou mais de idade.
O ator e dublador Orlando Drummond, o Seu Peru, de 102 anos, e o cantor e compositor Nelson Sargento, 96 anos, receberam a primeira dose da CoronaVac durante a cerimônia, que contou com a participação do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Foram vacinadas também a costureira Sebastiana Farnezi da Conceição, 98 anos, moradora de Jacarepaguá; e as donas de casa Dulcinéia Gomes Pedrada, 97 anos, residente em Copacabana; e Neiva Gomes Brandão, 95 anos, moradora de Ipanema.
Eduardo Paes comemorou a ação como um dia de alegria: “Estamos começando a vacinação da população em geral, priorizando os idosos. É emocionante ver o Nelson Sargento, e saber que ele vai poder continuar cantando sua poesia; e também ver o Seu Peru (personagem marcante da Escolinha do Professor Raimundo). Nosso sonho é que a gente possa vacinar todas as pessoas acima de 60 anos de idade”, disse Paes.
Orlando Drummond disse que estava emocionado: “Isso é um batismo, e espero que todos tenham a mesma esperança que eu”, disse.
Presidente de honra da Mangueira, Nelson Sargento estava acompanhado da mulher, Evonete Matos, de 71 anos, e comemorou o fato de poder voltar a trabalhar em breve: “Estava pensando muito nesse momento e graças a Deus estou aqui. Estou sentindo falta da música. Estou aqui para ser vacinado e poder trabalhar”, disse Sargento, que ainda brincou com a esposa, 25 anos mais jovem: “Ela quer se vacinar já, mas é uma jovem ainda”.

Segmentação
O público maior de 80 anos começará a ser vacinado de forma segmentada, por idades diferenciadas a cada dia. A prefeitura acredita que, dessa forma, o atendimento será mais organizado e sem promover aglomerações.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que a cidade está abastecida de doses suficientes para esta etapa de vacinação. “Temos as vacinas aqui no Rio. Hoje começa a parte mais importante da campanha. É um momento emocionante para a sociedade, para quem vai poder vacinar seus avós, seus pais, sua família. Infelizmente, eu não pude. Perdi minha avó por Covid-19”, revelou o secretário.
Os idosos deverão levar documento de identidade e, se possível, caderneta de vacinação. Mais de 130 mil pessoas já foram vacinadas no município. À medida em que novas doses da vacina forem entregues, o público da campanha será ampliado.
Para a vacinação de idosos acamados, a orientação é procurar a unidade de referência no site Onde Ser Atendido e entrar em contato para dar as informações necessárias. A equipe fará o cadastro e passará as orientações sobre a vacinação.
Calendário
Veja o calendário de vacinação de idosos em fevereiro, a partir desta segunda-feira (1º):
