Rio inicia vacina em idosos de 79 anos na segunda-feira


A octogenária Tia Surica, matriarca da Velha Guarda da Portela toma sua 1ª dose da vacina (Beth Santos/Prefeitura)

O município do Rio de Janeiro retomará na segunda-feira (1º), do meio-dia às 17h, uma nova fase do calendário de vacinação, para idosos a partir de 79 anos, profissionais de saúde com 60 anos ou mais e as pessoas acima de 80 que perderam seu dia de imunização.

De acordo com o calendário anunciado neste sábado (27) pelo prefeito Eduardo Paes (DEM), nesta fase, os postos de saúde, clínicas da família e alguns drive-thrus aplicarão a vacina entre a segunda e a quarta-feira e aguardará a chegada de nova remessa de imunizantes pelo Ministério da Saúde para formular um novo cronograma.

Na segunda-feira, os postos funcionarão de meio-dia às 17h. Na terça e quarta, o horário será das 8h às 17h. As vacinas também poderão ser aplicadas no Planetário da Gávea, no Museu da República (no Catete), no Tijuca Tênis Clube e na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Leme.

Neste sábado, estão sendo vacinados até as 17h os idosos com 80 anos e aqueles com mais de 80 anos que ainda não haviam tomado a vacina. No Parque de Madureira, a matriarca da Velha Guarda da Portela, Iranette Ferreira Barcellos, a Tia Surica, foi uma entre os idosos que tomaram a vacina contra a Covid-19.

"Estou emocionada. Temos que nos resguardar, evitar tumulto. Gente, pelo amor de Deus, todo mundo se vacine e se preserve. Essa nova geração tem que se cuidar para não passar [a doenca] para os familiares. A coisa está feia. Estou me preservando, porque não quero morrer agora", declarou a octogenária Tia Surica, que deu o braço para a vacina onde carrega uma tatuagem de uma águia, símbolo da Portela.

Segundo a Prefeitura, o Rio encerra o mês de fevereiro com todas as faixas de idade acima dos 80 anos vacinadas com pelo menos uma dose da CoronaVac ou da Oxford/AstraZeneca. O prazo para a segunda dose depende de qual das duas vacinas foi utilizada. Para saber quando retornar ao posto de vacinação para tomar a segunda dose, a pessoa precisa conferir a data anotada a lápis em sua caderneta ou comprovante de vacinação. Para os idosos acamados que pediram a aplicação da vacina em casa, as unidades de saúde seguem o cronograma de visitas e todos serão atendidos dentro de até 30 dias da solicitação.

Ainda de acordo com a gestão municipal, até a sexta-feira (26), mais de 300 mil pessoas já haviam tomado a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Oitenta mil já receberam também a segunda dose, entre eles profissionais de saúde da linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19. Com as 105 mil doses que chegaram esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde retomou o calendário para vacinar idosos entre 82 e 80 anos, terminando fevereiro com todas as faixas de idade acima de 80 anos cobertas.

vila_de_melgaco.jpg
Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3