top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Rio inicia vacina em idosos de 79 anos na segunda-feira


A octogenária Tia Surica, matriarca da Velha Guarda da Portela toma sua 1ª dose da vacina (Beth Santos/Prefeitura)

O município do Rio de Janeiro retomará na segunda-feira (1º), do meio-dia às 17h, uma nova fase do calendário de vacinação, para idosos a partir de 79 anos, profissionais de saúde com 60 anos ou mais e as pessoas acima de 80 que perderam seu dia de imunização.

De acordo com o calendário anunciado neste sábado (27) pelo prefeito Eduardo Paes (DEM), nesta fase, os postos de saúde, clínicas da família e alguns drive-thrus aplicarão a vacina entre a segunda e a quarta-feira e aguardará a chegada de nova remessa de imunizantes pelo Ministério da Saúde para formular um novo cronograma.

Na segunda-feira, os postos funcionarão de meio-dia às 17h. Na terça e quarta, o horário será das 8h às 17h. As vacinas também poderão ser aplicadas no Planetário da Gávea, no Museu da República (no Catete), no Tijuca Tênis Clube e na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Leme.

Neste sábado, estão sendo vacinados até as 17h os idosos com 80 anos e aqueles com mais de 80 anos que ainda não haviam tomado a vacina. No Parque de Madureira, a matriarca da Velha Guarda da Portela, Iranette Ferreira Barcellos, a Tia Surica, foi uma entre os idosos que tomaram a vacina contra a Covid-19.

"Estou emocionada. Temos que nos resguardar, evitar tumulto. Gente, pelo amor de Deus, todo mundo se vacine e se preserve. Essa nova geração tem que se cuidar para não passar [a doenca] para os familiares. A coisa está feia. Estou me preservando, porque não quero morrer agora", declarou a octogenária Tia Surica, que deu o braço para a vacina onde carrega uma tatuagem de uma águia, símbolo da Portela.

Segundo a Prefeitura, o Rio encerra o mês de fevereiro com todas as faixas de idade acima dos 80 anos vacinadas com pelo menos uma dose da CoronaVac ou da Oxford/AstraZeneca. O prazo para a segunda dose depende de qual das duas vacinas foi utilizada. Para saber quando retornar ao posto de vacinação para tomar a segunda dose, a pessoa precisa conferir a data anotada a lápis em sua caderneta ou comprovante de vacinação. Para os idosos acamados que pediram a aplicação da vacina em casa, as unidades de saúde seguem o cronograma de visitas e todos serão atendidos dentro de até 30 dias da solicitação.

Ainda de acordo com a gestão municipal, até a sexta-feira (26), mais de 300 mil pessoas já haviam tomado a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Oitenta mil já receberam também a segunda dose, entre eles profissionais de saúde da linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19. Com as 105 mil doses que chegaram esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde retomou o calendário para vacinar idosos entre 82 e 80 anos, terminando fevereiro com todas as faixas de idade acima de 80 anos cobertas.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page