top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Rio Open: começa o maior evento de tênis da América do Sul

Neste sábado (18/2), terá início um dos maiores eventos do calendário esportivo do estado: o Rio Open chega à nona edição com estrelas do tênis mundial na disputa, entre elas, o espanhol Carlos Alcaraz, número dois do mundo. Realizado no Jockey Clube Brasileiro, na Gávea, a competição terá um espaço exclusivo do Governo do Estado, que é parceiro da iniciativa com investimentos de R$13.8 milhões via Lei de Incentivo ao Esporte, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da empresa Claro.

Divulgação / Rio Open

A realização do maior torneio de tênis da América do Sul – e único da ATP no Brasil – comprova o perfil do Rio para sediar os grandes eventos esportivos.


O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, reforça a importância da Lei de Incentivo ao Esporte e destaca que além de ajudar o Rio de Janeiro a se consolidar como palco de grandes competições esportivas, promove ainda diversos setores da sociedade por meio das contrapartidas sociais previstas na legislação.


"A Lei de Incentivo é um instrumento fantástico que o governo do Rio disponibiliza porque permite a viabilidade de grandes eventos e garante a fixação social das ações geradas. O Rio de Janeiro tem a parceria com o Rio Open por meio dessa lei desde a sua primeira edição e o legado deixado pelo evento ao longo desses dez anos é enorme", afirmou o secretário.


São esperadas cerca de 60 mil pessoas durante os nove dias de competições, do dia 18 ao dia 26. Além de assistirem a grandes atletas estrangeiros, os torcedores brasileiros terão a oportunidade de assistir os últimos lances do paulista Thomaz Bellucci, que já anunciou que a competição marcará sua despedida do tênis profissional.


No primeiro fim de semana (dias 18 e 19), acontece a disputa do Qualifying. Já a partir de segunda-feira, dia 20, tem início a chave principal do torneio, com o grande campeão sendo conhecido no domingo, dia 26.

Divulgação / Rio Open

Solidariedade em jogo


Localizado na parte batizada de Leblon Boulevard, o espaço exclusivo do Governo do Estado conta com uma área de conveniência onde os visitantes poderão viver a experiência de uma partida de tênis virtual através de jogos eletrônicos. No local também será promovida a campanha “Chuva de Solidariedade”, do RioSolidario, em prol das vítimas das chuvas, com coleta de alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de limpeza e higiene pessoal. Toda arrecadação será destinada para mais de 1.300 organizações cadastradas que realizam um trabalho junto a famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.


Torneio Winners abre o evento e dá oportunidade a atletas de projetos sociais


Desde a primeira edição, em 2014, o Rio Open apoia iniciativas sociais e acredita no poder transformador através do esporte. O Torneio Winners, que teve início no dia 15 e vai até o dia 19, é voltado especialmente para crianças e jovens que frequentam os projetos Escolinha Fabiano de Paula, Futuro Bom e Tênis na Lagoa, todos parceiros da competição, além do Núcleo Esportivo Rio Open.


Os participantes também ganham ingressos para assistir às partidas do Rio Open, e alguns deles vão fazer parte da equipe de Ball Kids, os famosos "boleiros”. Grandes nomes do esporte, como o suíço Roger Federer e o canadense Denis Shapovalov, já foram boleiros quando criança.


Além disso, 16 jovens dos projetos serão treinados para atuar nas áreas de Controle de acessos, Alimentação e Bebidas, Entretenimento, Tecnologia, Vestiário, Logística e Merchandising do Rio Open 2023.


Favela no saibro


Nesta edição, além dos projetos sociais já contemplados por meio da Lei de Incentivo, jovens do Complexo do Alemão terão a oportunidade de assistir, pela primeira vez, a uma disputa internacional de tênis. Mais de 40 alunos do projeto Favela Tênis vão receber, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e pela Suderj, convites para o evento.


São jovens de 9 a 23 anos que têm aulas de tênis e de francês, por uma iniciativa que acredita que a ocupação dos espaços e a garantia das oportunidades vai além da prática esportiva. O projeto leva seus alunos a conhecerem lugares fora da comunidade, visto que na maioria dos casos, são jovens que nunca tiveram a oportunidade de ocupar outros espaços.


"Uma vez nós levamos alguns alunos para treinar na quadra da Lagoa Rodrigo de Freitas e um deles, que já tinha 17 anos, achou que nós estávamos em Madureira. Nós queremos que todos possam conhecer o lugar onde vivem, que possam expandir os horizontes e sonhar grande. O esporte é uma ferramenta para abrir mais portas e ir mais longe", Disse Ruan Melo, idealizador do projeto.


Serviço


Evento: Rio Open

Local: Jockey Club Brasileiro - Rua Mário Ribeiro, 410 - Lagoa, Rio de Janeiro


Torneio Winners:

20/2 – finais – 10h


Treinamento de boleiros:

15 a 17/02 - 15h às 17h


Rio Open 2023 - 18 a 26 de fevereiro


18 e 19 - Qualifying - sessão única 16h – abertura dos portões às 15h

20 a 23 - 1ª e 2ª rodadas - duas sessões 16h30 e 19h – abertura dos portões às 15h

24 - Quartas de finais - sessão única 16h – abertura dos portões às 15h

25 - Semifinais e final de duplas - sessão única 17h – abertura dos portões às 15h

26 - Final - sessão única 17h30 – abertura dos portões às 15h

Σχόλια


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page