Rio: polícias militar e civil reforçam ações em Copacabana
- Mehane Albuquerque
- 10 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Depois dos últimos episódios de violência em Copacabana, com arrastões e o espancamento do empresário Marcelo Rubim Benchimol, que tentou proteger uma mulher que estava sendo assaltada por um grupo, as polícias militar e civil itensificaram as ações no bairro. Este sábado (9/12) foi primeiro dia da ação em conjunto, determinada pelo governador Cláudio Castro.
O policiamento ostensivo foi reforçado nas ruas. Agentes de segurança circulando a pé e em viaturas aumentaram as abordagens em coletivos e a pedestres ao longo do dia. A Operação Verão também ganhou reforço, com a formação de um corredor de segurança, a partir das 18h, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e que será estendido à Avenida Atlântica.
"Estamos integrando as forças de segurança, com planejamento das ações, compartilhamento de dados de inteligência e estratégia, aliadas à utilização de recursos humanos e tecnológicos. Não vamos tolerar que cenas de tamanha brutalidade como as que vimos recentemente se repitam", disse o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos.
O objetivo do reforço na segurança em Copacabana é combinar ações preventivas e ostensivas, reunindo e utilizando dados de inteligência. A operação consiste na melhor distribuição do policiamento e intensificação das abordagens e tem a participação de policiais militares dos batalhões de área e de unidades especializadas, assim como os que integram os programas Copacabana Presente, da Secretaria de Governo, e Rio Mais Seguro, da Prefeitura do Rio, além de guardas municipais.
Operação Verão
O policiamento da Operação Verão em Copacabana foi intensificado, no final da tarde, pelo comando da Polícia Militar, com a formação de um corredor de segurança, que consiste na distribuição de viaturas baseadas ao longo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, das 18 às 23h. Em seguida, o corredor será reposicionado ao longo da Avenida Atlântica, para melhorar a segurança de moradores e turistas que frequentam o calçadão e quiosques.
Além das equipes que integram a operação em Copacabana, reforçam a segurança pela Operação Verão policiais de unidades operacionais, do Batalhão de Ações com Cães (BAC), Rondas Especiais e Controle de Multidões e do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS). As áreas estão sendo monitoradas por helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM), cujas imagens serão transmitidas em tempo real para o carro-comando da Corporação, que fica baseado no Arpoador.
Os operadores da área de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também estão recebendo as imagens das equipes do GAM, das câmeras instaladas em vias públicas e das câmeras operacionais portáteis (COPs) acopladas aos uniformes dos policiais militares.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Comentários