Rio prevê vacinação de todos os adultos até 31 de agosto


Prefeito Eduardo Paes ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (Foto: Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio anunciou nesta sexta-feira (18) uma nova antecipação do calendário da vacina contra covid-19 na cidade. Prevista para o final de outubro, a previsão agora é de que todos acima de 18 anos sejam inoculados até agosto e os adolescentes de 12 a 17 anos, a partir de setembro. Apenas a vacina Comirnaty, da Pfizer, tem autorização da Anvisa para uso em adolescentes.

O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na quinta-feira, Paes tomou sua primeira dose da vacina AstraZeneca na quadra da Portela, em Madureira, Zona Norte.

"Vamos antecipar o processo de vacinação no Rio em um mês e 21 dias da data inicial. Vamos concluir o processo de vacinação até o dia 31 de agosto de todas as pessoas acima de 18 anos de idade", disse Paes, acrescentando que a partir de setembro será a vez dos adolescentes, começando com os de 17 anos.

Nesta sexta, quem tem 50 anos ou mais pode ir a um posto para tomar a primeira dose. Já no sábado (19) haverá repescagem para cariocas com 50 anos ou mais, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, e trabalhadores da saúde.

Na quarta-feira da semana que vem (23), ocorrerá a repescagem para todos os trabalhadores da educação (básica, superior, profissionalizante e demais cursos) que não tenham conseguido comparecer em suas datas específicas do calendário de vacinação. Outra alternativa é acompanhar o cronograma de imunização por idade.

Pfizer para adolescentes

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação da vacina Comirnaty contra covid-19, da Pfizer, para adolescentes com 12 anos de idade ou mais. Com a decisão, a bula da vacina passa a indicar esta nova faixa etária para o Brasil.

Segundo a Anvisa, a ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório fora do Brasil - e avaliados pela agência - que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo.

Antes, a vacina Comirnaty estava autorizada para pessoas com 16 anos de idade ou mais. Até o momento, esta é a única entre as vacinas contra covid-19 autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos. A vacina da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo para vacinas covid-19 no Brasil.

Confira os calendários até setembro.


Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg