Rio retoma vacinação de adolescentes nesta quarta


(Foto: Breno Esaki/Agência Saúde)

O município do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira (20) que vai retomar nesta semana a vacinação de adolescentes de 13 anos de idade contra a covid-19, em primeira dose. A Secretaria Municipal de Saúde informou que será usada exclusivamente a vacina da Pfizer, a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para esta faixa etária. A decisão contraria orientação do governo federal, via Ministério da Saúde, que recuou e não recomenda mais a aplicação do imunizante em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.

Segundo o calendário, as meninas serão imunizadas na quarta (22) e na quinta-feira (23), enquanto os meninos receberão a vacina na sexta-feira (24).

Enquanto o governo Bolsonaro recomendou na quinta-feira (16) que adolescentes sem comorbidades não sejam vacinados no Brasil, diversos países ao redor do mundo estão vacinando seus adolescentes e crianças.

Ao anunciar a decisão, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que havia dúvidas sobre a segurança da imunização dos jovens. Queiroga disse que partiu do presidente Jair Bolsonaro o pedido de reavaliar a orientação.

Especialistas criticaram a decisão. O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) emitiram nota manifestando "profundo lamento" em relação à decisão do Ministério da Saúde. A Anvisa também se posicionou favoravelmente para manter sua decisão, que já havia autorizado a vacinação com o imunizante da Pfizer em jovens de 12 a 17 anos.

Dose de reforço

A segunda dose e a dose de reforço continuam sendo aplicadas na cidade. No caso da dose de reforço, serão imunizados os idosos de 84 a 89 anos ou mais, conforme o calendário: segunda-feira (89 anos ou mais), terça-feira (88 anos ou mais), quarta-feira (87 anos ou mais), quinta-feira (86 anos ou mais), sexta-feira (85 anos ou mais) e sábado (84 anos ou mais).

Também recebem a dose de reforço as pessoas com alto grau de imunossupressão com 60 anos ou mais (segunda e terça-feira) e com 40 anos ou mais (a partir de quarta-feira).


300x250px.gif
728x90px.gif