top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Rio sediará a maior competição escolar do mundo

O Rio de Janeiro vai sediar a Gymnasiade, a maior competição escolar do mundo. O tema foi tratado durante reunião do governador Cláudio Castro com representantes da Internacional School Sport Federation (ISF), da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, no Palácio Guanabara, nesta quinta-feira (9/3). Como parceiro do evento, o Governo do Estado fará um aporte de R$ 5 milhões para o evento, por meio da Lei Pelé.

Foto: Divulgação / Confederação Brasileira do Desporto Escolar

A novidade quebra um jejum de 10 anos sem a capital fluminense receber o evento. A Gymnasiade será realizada entre os dias 18 e 27 de agosto e vai resgatar uma importante memória esportiva no Rio: as provas serão realizadas nos equipamentos onde aconteceram os Jogos Olímpicos de 2016.


Ao todo, serão 22 modalidades disputadas, sendo três do paradesporto. Entre elas estão o Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete 3x3, Boxe, Dança, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Judô Paralímpico, Esgrima, Karatê, Natação, Paranatação, Taekwondo, Wrestling, Skate, Xadrez, Tiro com Arco e Orientação. E mesmo a pouco mais de 160 dias da próxima edição, a Gymnasiade no Rio já entrou para a história como a maior de todas pelo número recorde de modalidades, que nesta edição ainda vai contar com a estreia do Skate e Surf na disputa.


A expectativa é que o Rio receba 4 mil participantes, sendo 2.100 estudantes-atletas, com idade entre 13 e 15 anos de escolas públicas ou particulares. O evento terá entrada gratuita.


"É um privilégio para o Rio de Janeiro sediar mais uma vez um evento esportivo global. O governador, desde o início, nos determinou a trabalhar junto à CBDE e à ISF para garantir as melhores competições escolares do mundo. Principalmente para os atletas-estudantes, que terão a oportunidade de receber a Gymnasiade no legado olímpico do Rio. As 22 modalidades serão disputadas nas arenas olímpicas e queremos fazer dessa oportunidade uma chance de inclusão e troca cultural entre os estudantes do mundo todo que estarão aqui", analisou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Foto: Rafael Campos / Divulgação

Comitiva internacional em campo


Os ajustes para a realização do evento já estão a todo vapor. Para que toda a organização operacional e técnica esportiva da competição seja planejada e traçada, desde o começo da semana, membros da ISF (executivos e presidentes técnicos esportivos das modalidades) estão na cidade do Rio para a vistoria técnica, que envolve a integração do comitê organizador da ISF e do Comitê Organizador Local da CBDE.


"Estamos organizando as visitas preliminares para assegurar que todas as condições estão de acordo para receber a Gymnasiade 2023, em agosto, no Parque Olímpico, e estamos muito satisfeitos com o espaço porque todas as necessidades já estavam devidamente prontas quando chegamos. Podemos ter certeza de que todos os atletas do mundo ficarão extremamente felizes em vivenciar mais uma vez o espírito e os valores olímpicos", disse o presidente da ISF, Laurent Petrynka.


Para o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, o Rio de Janeiro se destaca internacionalmente como referência para o esporte.


"Mais uma vez o Governo do Rio está demonstrando o seu compromisso com o esporte, com a educação e com a cultura do nosso povo. Quando conversamos sobre realizar esse evento, diferentes países de imediato citaram o Rio de Janeiro. Todo mundo ama o Brasil e identifica o Rio como expressão máxima do que temos de melhor em nosso país. Estamos no caminho certo para mostrar o que o Brasil tem de positivo", finalizou Antônio.


A Gymnasiade é uma realização da ISF, junto com a CBDE, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); da Prefeitura do Rio; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page