Rio tem festas e aglomerações até a manhã desta terça


Casa cheia no Vidigal. Festa foi até a manhã de terça-feira (Reprodução)

A Prefeitura do Rio não deu conta de coibir as inúmeras festas na terceira noite do carnaval com folia cancelada na cidade. Até que a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) aplicou 47 multas e interditou 24 estabelecimentos desde o início do carnaval dos "covideiros", segundo o balanço divulgado na manhã desta terça-feira. Excetuando os esforços oficiais, o que se viu foi mais aglomeração e desrespeito às regras sanitárias, da Zona Sul à Zona Oeste, passando pela Lapa e bairros da Zona Norte.

Imagens da TV Globo mostraram, por exemplo, uma festa nas areias de Ipanema interrompida pela Guarda Municipal, mas logo adiante, no Leblon, a Rua Dias Ferreira passou a madrugada lotada, assim como ocorreu na Praça São Salvador, em Laranjeiras. Há registros de festas que só terminaram na manhã desta terça-feira, como em uma casa no Vidigal, na mesma região. O mesmo cenário se repetiu em frente a bares próximos à Avenida Comandante Júlio de Moura, na Barra da Tijuca, com centenas de pessoas se aglomerando sem uso de máscara.

Pelo balanço da Prefeitura carioca, as ações para coibir aglomerações resultaram, no terceiro dia, na fiscalização de três eventos divulgados em redes sociais (dois encerrados e um cancelado) e na dispersão de centenas de pessoas que se reuniam na areia da Praia de Ipanema, na altura da Rua Farme de Amoedo. As equipes da Seop, Guarda Municipal e Instituto de Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar, também fiscalizaram quiosques e ambulantes na orla, e ocuparam a área da Pedra do Sal, prevenindo aglomerações.

Na fiscalização dos eventos divulgados pela internet, os agentes constataram aglomeração em dois endereços nas zonas Norte e Oeste. O Espaço Verde Vila, na Ilha de Guaratiba, e o Espaço “7,8. Dançando”, na Abolição, onde acontecia a festa “Segunda Certa”, foram interditados, multados e tiveram equipamentos de som apreendidos. Na festa de Guaratiba, também foram apreendidas 840 unidades de bebidas (cervejas e energéticos), Os agentes municipais contaram com o apoio do 27º Batalhão de Polícia Militar (Santa Cruz) para dispersar o público.

A força-tarefa também vistoriou o Kastellão, no Engenho de Dentro, Zona Norte, onde estava marcada a festa Spotlight. No momento da fiscalização não havia público, e o estabelecimento foi advertido a não realizar o evento, sob pena de sofrer sanções sanitárias cabíveis.

Já na Praia de Ipanema, foram apreendidas três caixas de som utilizadas pelo grupo que festejava na areia. O roteiro do terceiro dia de carnaval cancelado contemplou bairros das zonas Sul, Norte, Oeste e Centro: Abolição, Engenho de Dentro, Guaratiba, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Ipanema, Arpoador, Leme e Santo Cristo.


Ação municipal impediu a realização de uma festa em Guaratiba, no Zona Oeste (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

Balanço geral

Desde a sexta-feira (12), início das ações para combater aglomerações no período que seria do Carnaval, segundo a Prefeitura, foram realizadas 62 inspeções sanitárias, com 47 autos de infração e 24 interdições, além de 12 apreensões (dez de equipamentos de som e duas de bebidas).

Ao todo, a operação conta com cerca de 500 guardas municipais por dia e o apoio de 36 veículos e 32 rádios de comunicação, além de smartphones, para agilizar o contato entre as equipes.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle