Rio tem o maior número de casos de variante Delta no país

Balanço divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde apontou que o número de casos da variante Delta do novo coronavírus subiu para 169 em todo o país. Na atualização divulgada na sexta-feira (23), o número estava em 143. Deste total, 13 pacientes tiveram quadro grave e morreram em decorrência da covid-19.
O local com mais registros até o momento foi o Rio de Janeiro, com 88 casos mapeados. O Distrito Federal teve um salto e assumiu o segundo lugar, com 30 casos, contra seis na sexta-feira.
Em seguida vêm São Paulo com 15, Paraná com 13, Maranhão com sete, Santa Catarina com cinco, Goiás com quatro, Rio Grande do Sul e Pernambuco com três cada e Minas Gerais com um.
O Ministério reafirmou em comunicado que orienta estados e municípios a ampliar o sequenciamento genômico (procedimento que permite encontrar as variantes do novo coronavírus entre os infectados).
Além disso, são recomendações a notificação imediata dos casos, o isolamento dos infectados e a adoção de medidas de prevenção em áreas onde foram encontrados pacientes com a variante.
Redução de intervalo entre doses da Pfizer
O Ministério da Saúde já estuda diminuir para 21 dias o intervalo entre as duas doses da vacina da Pfizer, com o objetivo de conter a disseminação da variante Delta, considerada mais agressiva e transmissível. A informação foi dada pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz. A decisão oficial deve ser anunciada ainda neste semana, após avaliação juntamente com a farmacêutica, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
コメント