Rio tem queda de 79% nos roubos de veículos na Zona Norte
- Mehane Albuquerque
- 11 de fev.
- 2 min de leitura
No primeiro fim de semana da Operação Impacto, realizada pela Polícia Militar, os roubos de veículos caíram 79% em importantes regiões da capital, como a Grande Tijuca e o Grande Méier. Deflagrada na última quinta-feira (6/2), a Operação Impacto é uma das frentes coordenadas pelo Governo do Estado para intensificar o combate do roubo de veículos. A primeira etapa foi realizada nos bairros sob responsabilidade do 3º BPM (Méier), com a mobilização de 250 policiais militares.

Um levantamento da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar revelou que houve uma queda expressiva no roubo de veículos em todo o território estadual. Da quinta-feira da semana passada até a noite de domingo foram registrados 248 casos desse tipo de delito, quando na primeira semana de janeiro, no período de quinta a domingo 629 automóveis foram roubados em todo território estadual, o que representa uma queda de 60%.
Dados do 1° Comando de Policiamento de Área (1° CPA) revelam que somente na região do Grande Méier, onde vem sendo realizada a primeira etapa da Operação Impacto nos bairros de Riachuelo, Sampaio, Riachuelo, Rocha, Méier, Pilares, Abolição e adjacências, houve uma redução de 86% no total de roubos de veículos.
A comparação tem como base o período entre a quinta-feira (06/02) da semana passada e o último domingo (09/02), com os mesmos dias da semana anterior nas datas de 30/01, 31/01/02, 01/02 e 02/01. A base da Operação Impacto permanece instalada no Centro de Comando e Controle posicionado em frente ao estádio do Olímpico Nilton Santos, no bairro do Engenho de Dentro.
A Operação Impacto conta com o reforço de policiais de 10 batalhões do 1º CPA e de 03 unidades de operações especiais e de polícia especializada; Grupamento Aeromóvel, Rondas Especiais e Controle de Multidões e Batalhão de Policiamento em Vias Expressas. Estão sendo empregados ainda 04 blindados e videomonitoramento com 74 câmeras - 26 com software de reconhecimento facial e 48 com dispositivo de leitura de placas de veículos.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Comments