Rio terá estande no Smart City Expo Curitiba

Com um estande e palestras de gestores, a Prefeitura do Rio participa, nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25/3, da terceira edição do Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB), no Paraná. Pela primeira vez em seus 11 anos, o Centro de Operações Rio (COR) leva para fora do município parte da rotina da sua famosa sala de controle operacional, a maior e mais moderna da América Latina.

Mini sala de controle no estande / Divulgação

Simulando a sala, monitores montados lado a lado no espaço dividido com a Coordenadoria de Cidade Inteligente permitirão que o público acompanhe, a uma distância de quase 900 quilômetros e em tempo real, ações de trânsito e ocorrências em geral da cidade carioca. Tudo por meio de imagens capturadas na sede do COR, o quartel general do Rio com mais de 30 órgãos atuando 24 horas no monitoramento e auxílio na operação do município.


Somando os públicos presencial e remoto, a expectativa é de que o Smart City Expo Curitiba reúna, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Birigüi, mais de dez mil pessoas de todo o mundo em discussões e outras atividades sobre o tema “O futuro urbano liderado pela sociedade”. Além de profissionais brasileiros, irão palestrar convidados de países como Itália, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Chile e México.

Divulgação

Representando o prefeito Eduardo Paes no maior congresso de cidades inteligentes no país, o coordenador de Cidade Inteligente, Felipe Peixoto, adianta que o município vem priorizando a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população.


"Vamos mostrar neste importante congresso alguns projetos smart cities em desenvolvimento no Rio e que, em breve, impactarão positivamente no dia a dia das pessoas. Cidades inteligentes investem em inovação, conhecimento compartilhado, sustentabilidade e criatividade, somado à muita tecnologia. Estamos trabalhando firme para que tudo isso funcione, trazendo melhorias expressivas na qualidade de vida da população", diz Felipe Peixoto, que fará palestra sobre 'As ações do Rio para uma cidade inteligente'.


Também pela Prefeitura do Rio participam do evento o arquiteto urbanista Carlos Krykhtine, diretor executivo do Instituto Municipal Pereira Passos (IPP); o secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo; e o chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, os dois últimos palestrando na tarde de sexta-feira, 25.


Fajardo falará sobre o tema 'Inovações na Cidadania para uma Cidade Participativa', enquanto Cardeman fará a palestra 'O que queremos que a tecnologia nos ofereça para lidar com uma próxima crise', sobre os estágios operacionais da cidade e as novas tecnologias empregadas, com detalhes das experiências vividas nos 11 anos do COR.

Rio de Janeiro / Reprodução

O congresso


O Smart City Expo Curitiba 2022 funciona como um grande hub de conexão e networking entre gestores de instituições públicas e privadas e a sociedade civil como um todo. Entre eles há investidores, pesquisadores e empreendedores, como as startups e as fab labs, pequena oficina que oferece fabricação digital, equipada com ferramentas flexíveis controladas por computador que cobrem diversas escalas de tamanho e de materiais diferentes para fazer quase tudo.


Rodadas de negócio e encontros exclusivos de networking fazem parte da programação dos dois dias do congresso organizado desde 2018 pela iCities Smart Cities Solutions, empresa de hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneira no Brasil, fundada em 2011.


Com o tema Society Leading the Urban Future (o futuro urbano liderado pela sociedade), o evento contará com palestrantes divididos em cinco painéis. São eles: Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança em uma Sociedade Inteligente; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis.


Rede mundial


O Smart City Expo faz parte de uma rede mundial de eventos originada pelo Smart City Expo World Congress. É o maior e mais importante encontro de cidades inteligentes do mundo, promovido pela Fira Barcelona e que reúne anualmente mais de 25 mil participantes de 150 países.


Integrada pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, a Fira Barcelona é uma instituição internacional referência na organização de grandes eventos que, além do Smart City Expo World Congress, realiza eventos com a mesma temática em diversas cidades do planeta, como Mérida (Espanha), Atlanta (EUA), Doha (Catar) e Shanghai (China).


Fonte: Coordenadoria Técnica de Cidade Inteligente do Rio de Janeiro


300x250px.gif
728x90px.gif