top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

RJ atinge patamar de 1,8 milhão de turistas internacionais

O Rio de Janeiro alcançou a marca de 1.796.520 turistas internacionais entre janeiro e outubro de 2025 e atingiu, praticamente, a meta traçada pelo Governo do Estado no início do ano. O número já é maior do que todo o fluxo registrado em 2024 (1,5 milhão). O resultado representa um crescimento de 48,8% em relação ao mesmo período de 2024. Com o ritmo atual, o estado deve bater, em dezembro, outro recorde histórico, ultrapassando a marca inédita de 2 milhões de visitantes estrangeiros.


GovRJ
GovRJ

Somente em outubro, foram 164.593 turistas internacionais, um aumento de 25,6% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. A Argentina segue como o principal mercado emissor, com 648.911 visitantes, seguida por Chile (303.341), Estados Unidos (174.163), Uruguai (85.948) e França (70.916).


GovRJ
GovRJ

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o desempenho é resultado direto da política de promoção internacional e da retomada do aeroporto internacional RioGaleão.


"Atingir 1,8 milhão de turistas internacionais dois meses antes do fim do ano é a prova de que o Rio voltou a ocupar seu lugar de destaque no cenário mundial. Esse avanço é fruto de um trabalho consistente de promoção, com presença nas principais feiras globais e ações em mercados estratégicos. Só esse ano, estivemos em mais de 20 cidades no exterior promovendo o estado como destino turístico. Estamos fortalecendo a marca Rio e mostrando que somos um destino completo e preparado para receber os turistas. Além disso, não podemos esquecer da retomada do aeroporto RioGaleão, que voltou a ter protagonismo na malha aérea internacional, e tem sido fundamental neste processo", destacou Tutuca.


Além da capital, muitos visitantes estrangeiros têm aproveitado para conhecer o interior do estado, impulsionando pousadas, restaurantes, produtores e o comércio local. O turismo internacional também tem contribuído para o desenvolvimento das economias regionais, ampliando oportunidades em todo o território fluminense.


GovRJ
GovRJ

Política de promoção internacional


O recorde alcançado é resultado das políticas de promoção internacional implementadas pelo Governo do Estado. Somente em 2025, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), o governo apoiou mais de 20 eventos gastronômicos em diferentes regiões, reforçando o compromisso com a interiorização da atividade turística e o fortalecimento dos circuitos locais de sabores. O calendário inclui grandes eventos, como o Rio Gastronomia, além de festivais em municípios como Petrópolis, Cabo Frio, Búzios, Teresópolis, Volta Redonda, Miguel Pereira, Santa Maria Madalena, Ipiabas, Visconde de Mauá e Penedo, entre outros.


Em setembro, o Governo do Estado também surpreendeu o público da Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires, com a maior ativação internacional da história do turismo fluminense. O projeto “Meu Destino é Rio de Janeiro” contou com uma estratégia integrada que envolveu todas as frentes da cadeia produtiva do setor - do público final ao trade e à imprensa.


Vale destacar que durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, com apoio do Governo do Rio, as casas temáticas montadas por Flamengo, Fluminense e Botafogo viraram pontos de encontro de torcedores, influenciadores, jornalistas e operadores do setor de turismo nos Estados Unidos. A ação incluiu material promocional, encontros com o trade internacional e projeção da marca Rio de Janeiro durante toda a competição.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page