top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

RJ encerra temporada de verão com recordes no turismo

O sempre marcante verão no Rio de Janeiro registra mais uma temporada de sucesso com o fim da estação neste 2025. Com números expressivos e que marcam a história, o RJ reafirmou sua posição como o destino turístico mais procurado do país, superando expectativas e atraindo milhares de visitantes do Brasil e do exterior.

Foto: Philippe Lima / GovRJ
Foto: Philippe Lima / GovRJ

O turismo internacional teve o crescimento mais expressivo: somente entre janeiro e fevereiro, o estado recebeu mais de 500 mil turistas estrangeiros, um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.


Entre dezembro e março, o fluxo de turistas foi recorde, impulsionado pelos grandes eventos que comemoraram o Réveillon e que animaram o Carnaval, sem contar com a alta circulação provocada pelas férias escolares.

Foto: Philippe Lima / GovRJ
Foto: Philippe Lima / GovRJ

"Esta alta temporada, uma das mais aquecidas dos últimos anos, consolida o Rio de Janeiro como referência nacional e internacional em turismo de lazer, cultura e entretenimento. Sem falar do turismo ecológico e dos visitantes que chegam ao estado para compromissos de negócios, em especial os visitantes que estão no país para os encontros do Brics e da COP. Chegamos ao fim do verão com muitos motivos para celebrar os avanços" – avalia o governador Cláudio Castro.

Foto: Philippe Lima / GovRJ
Foto: Philippe Lima / GovRJ

O Réveillon de 2025 foi um dos maiores da história, atraindo mais de 3 milhões de pessoas para a orla carioca. Os festejos garantiram lotação máxima na hotelaria da capital e alta ocupação nos principais destinos do interior.


Janeiro manteve o ritmo intenso, com ocupação média de 90% na rede hoteleira e grande movimentação nos aeroportos e rodoviária. Já o mês de fevereiro, impulsionado pelo Carnaval, registrou os melhores números dos últimos 10 anos, com 98,5% de ocupação hoteleira na capital e 87% no interior, além de uma movimentação econômica que ultrapassou R$ 6,5 bilhões.

Foto: Philippe Lima / GovRJ
Foto: Philippe Lima / GovRJ

No acumulado de 2024, o Rio ultrapassou 1,5 milhão de turistas internacionais, colocando-se entre os principais destinos da América Latina.


Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, os resultados refletem o trabalho contínuo de promoção do estado e o fortalecimento do setor:

Foto: Philippe Lima / GovRJ
Foto: Philippe Lima / GovRJ

"O verão de 2025 foi histórico para o turismo do Rio de Janeiro. Tivemos um Réveillon grandioso, janeiro e fevereiro com o estado lotado de turistas, e um Carnaval de recordes. Esse fluxo contínuo de turistas nacionais e internacionais comprova que o Rio não é apenas um destino desejado, mas uma potência turística consolidada. Seguiremos investindo na promoção do estado, tanto no Brasil quanto no exterior, para garantir que esse crescimento continue ao longo do ano" – disse Tutuca.


Cruzeiros em alta: mais de 20 navios nos portos do RJ


No acumulado da estação, os aeroportos do Rio e a Rodoviária do Rio receberam milhões de passageiros, demonstrando o crescimento contínuo do setor. O turismo de cruzeiros também teve uma temporada positiva, com mais de 20 navios atracando nos portos fluminenses, impulsionando ainda mais a economia local.

Foto: Philippe Lima / GovRJ
Foto: Philippe Lima / GovRJ

Com o sucesso da temporada de verão e a consolidação do Rio como principal porta de entrada de turistas internacionais no Brasil, a expectativa é de crescimento ainda maior para os próximos meses. O estado segue investindo na promoção de seus destinos no mercado global, na qualificação dos serviços turísticos e na captação de novos eventos para manter o ritmo de expansão do setor.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page