top of page

RJ inaugura Biblioteca Acolhedora para população em situação de rua

Pessoas em situação de rua que frequentam o Hotel Acolhedor, no Centro do Rio, ganharam nesta quarta-feira (8/5) um novo espaço de acesso ao conhecimento: a Biblioteca Acolhedora. O projeto, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, é a terceira unidade inaugurada em parceria com a Imprensa Oficial do Estado, que doou 250 livros para o local.

"Esse projeto da biblioteca já é um sucesso no Abrigo Cristo Redentor, no Hotel do Catete, e não poderíamos deixar de estender esse serviço aos nossos assistidos do Centro. Estamos mais uma vez, em parceria com a Imprensa Oficial, levando cultura e lazer. Não basta acolher, é preciso dar oportunidade de reinserção social e isso passa pelo acesso à cultura", destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.


Alessandro Victor Amaral Ribeiro tem 20 anos e frequenta o Hotel Acolhedor do Centro há 3 meses. Já passou por diversos abrigos, mas gostou e preferiu ficar no equipamento socioassistencial do Governo do Estado.


"Já passei por muitos abrigos e nunca vi um tão bem estruturado. O Hotel Acolhedor tem pessoas que pensam em desenvolver o ser humano da melhor maneira possível. Tem muita gente na rua que está perdida, em sofrimento, andando descalço, ocioso, e essa biblioteca é uma forma de distração. Ler um livro pode dar uma abertura para um novo capítulo na sua vida. Estou muito grato pelo cuidado de vocês", disse Alessandro Amaral.


No Hotel Acolhedor do Catete funciona, desde o ano passado, a Biblioteca Cora Coralina, que tem sido bastante utilizada pelos hóspedes. O local tem mais de 300 livros com temáticas que variam entre romance, poesia, literatura brasileira, autoajuda, história, até ficção e espiritualidade. As duas bibliotecas, tanto a do Centro, assim como a do Catete, tiveram seu nome escolhido pelos próprios assistidos do hotel.


"Com os livros fica também o desejo de que sejam ótimas companhias e que possam reavivar memórias, aflorar sentimentos e proporcionar novas descobertas. A biblioteca do Hotel Acolhedor reafirma o comprometimento do Programa Mais Leitura e da Imprensa Oficial com o aspecto sociocultural da nossa sociedade", disse a presidente da Imprensa Oficial do Estado, Patricia Damasceno.

Sobre o Hotel Acolhedor


O Hotel Acolhedor é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos idealizado para acolher pessoas em vulnerabilidade social ou situação de rua no estado do Rio. São duas unidades na capital, uma no Centro e outra no Catete, com capacidade total de 300 leitos diários.


O Hotel oferece banho quente, duas refeições - uma à noite e outra pela manhã -, além de kit de higiene básico. A entrada é a partir das 19h e a saída às 7h. Há também apoio psicológico e de assistentes sociais para auxiliar na reinserção social, que inclui o restabelecimento dos vínculos familiares, tratamento de vícios, além de acesso à educação, lazer e cultura.


Programa Mais Leitura


Esta é uma iniciativa da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro que visa a democratização do acesso à leitura ao oferecer livros dos mais variados gêneros a preços que variam de R$ 2,00 a R$ 9,00. O Programa conta com três agências fixas e uma versão itinerante que percorre municípios do estado.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page