top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

RJ tem mais de 1,6 milhões de turistas estrangeiros

O turismo internacional no Rio de Janeiro segue em ritmo acelerado. De janeiro a setembro de 2025, 1.630.927 visitantes estrangeiros desembarcaram no estado, um crescimento expressivo de 51,6% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado confirma a força do turismo fluminense e o impacto direto das ações de promoção conduzidas pelo Governo do Estado, que vem reposicionando o Rio de Janeiro no mapa global do turismo.


Divulgação /  GovRJ
Divulgação / GovRJ

A alta do destino turístico fluminense gerou reflexo positivo no resultado do país. O Rio de Janeiro foi o grande responsável pela quebra de recorde brasileiro, que alcançou a marca de 7,09 milhões de turistas internacionais nos nove primeiros meses do ano.


Somente em setembro, 156.993 turistas estrangeiros desembarcaram no Rio, alta de 35,4% em relação ao mesmo mês de 2024 (116.004). Entre os países emissores, a Argentina segue liderando com folga, com 593.292 visitantes entre janeiro e setembro, ultrapassando o total de todo o ano de 2024. Em seguida vêm Chile (276.475), Estados Unidos (161.752), Uruguai (76.890) e França (63.642), consolidando o Rio como um destino plural e competitivo no cenário global.


Presença em eventos no exterior


O desempenho recorde é resultado de um conjunto de ações estratégicas lideradas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, que vêm fortalecendo a presença do Rio nos principais eventos internacionais do setor.


Divulgação /  GovRJ
Divulgação / GovRJ

Em setembro, a secretaria realizou a maior ativação internacional da história do turismo brasileiro, na FIT América Latina, em Buenos Aires, com experiências imersivas, rodada de negócios e capacitação para agentes e operadores. Também foram realizadas ações de promoção na América do Norte, em parceria com o RIOgaleão e a Air Canada, em cidades como Toronto, Montreal e Nova York.


"O resultado de setembro confirma que o turismo fluminense vive o melhor momento da sua história. Estamos colhendo os frutos de um trabalho contínuo de promoção internacional, qualificação e integração com o trade. O Rio de Janeiro está preparado para receber mais, diversificar seus públicos e consolidar o turismo como motor de desenvolvimento em todo o estado" - afirmou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.


A expectativa é que o Estado do Rio de Janeiro ultrapasse a marca inédita de 2 milhões de turistas internacionais até o fim de 2025, consolidando o melhor resultado da série histórica e reforçando o protagonismo fluminense no turismo mundial.


Divulgação /  GovRJ
Divulgação / GovRJ

Incentivo ao turismo


O Governo do Estado vem realizando diversas ações de incentivo ao turismo. Em setembro, o Rio de Janeiro foi a grande sensação da edição 2025 da FIT América Latina. Após quatro dias de evento, com dezenas de reuniões e ativações, o governo promoveu uma capacitação exclusiva para o trade turístico latino-americano.


Durante a feira, a Setur-RJ ocupou um espaço de mais de 300 m² na entrada do Pavilhão La Rural, com uma ativação que levou alguns dos ícones mais famosos do Rio para a capital argentina. Entre eles, a Roda-Gigante Yup Star Rio, que se tornou a principal atração da feira e encantou o público, proporcionando uma vista única de Buenos Aires.


O Governo do Rio também caminha para ser o primeiro estado do Brasil a implementar o Taxfree. Foi publicado o decreto que regulamenta o programa no Rio de Janeiro. Com a nova medida, turistas estrangeiros que comprarem produtos no estado terão direito à restituição do ICMS, na forma de cashback, sobre itens adquiridos presencialmente em lojas credenciadas, utilizando cartão de crédito emitido no exterior.


Divulgação /  GovRJ
Divulgação / GovRJ

O interior do estado também recebe ações de incentivo ao turismo. A Secretaria de Turismo lançou o projeto Inverno #tônoRio 2025, levando shows e eventos a cidades do interior.


Em 2024, o Inverno #tônoRio foi um sucesso: percorreu 22 municípios, somou 66 dias de ações, impactou diretamente mais de 52 mil pessoas e deu visibilidade a mais de 40 artesãos locais. Foram 520 horas de evento, com 76 bandas se apresentando em um total de 95 horas de música ao vivo, promovendo o turismo doméstico e fortalecendo a identidade cultural fluminense.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page