Rodrigo faz balanço dos 40 dias: aprovação de 70% da população
- Da Redação
- 13 de fev.
- 4 min de leitura
Osvaldo Maneschy
O prefeito Rodrigo Neves aproveitou a primeira reunião do ano do Diretório do PDT de Niterói, nesta quarta-feira (12/2), na sede do partido, para prestar contas dos primeiros 40 dias à frente da Prefeitura no seu 3º mandato. Ele revelou que na última pesquisa feita junto à opinião pública, a aprovação do governo subiu para 70% da população e a desaprovação, para menos de 20%.
“Estamos iniciando um período transformador onde faremos coisas extraordinárias como transformar Niterói de cidade de petróleo e royalties em cidade produtora de conhecimento tecnológico, além de tocar projetos transformadores como ‘Nova Vida no Morro’, VLT e criação da melhor rede municipal pública de saúde do país”, afirmou o pprefeito.

Rodrigo disse que, da mesma forma que o Museu de Arte Contemporânea, Caminho Niemeyer, enfrentamento da Covid e inauguração do túnel Charitas-Cafubá marcaram Niterói, iniciativas importantes marcarão a nova gestão. Citou a construção da marina no Centro, a entrega do centro de convenções ao lado do Caminho Niemeyer, a construção no local das catedrais católica e evangélica; e a construção da arena indoor na Concha Acústica que será inaugurada antes do final de 2025 com um show de Roberto Carlos.
“O conjunto dessas obras valorizará o Centro, como também o polo tecnológico que teremos na Cantareira, em parceria com universidade. Também criaremos no Centro de Niterói o maior programa de moradia estudantil para jovens do Brasil porque temos 75 mil estudantes aqui, somados os alunos da UFF e com os das oito universidades particulares da cidade”, acrescentou.
Ainda sobre moradia, Rodrigo anunciou que enviará mensagem à Câmara dos Vereadores criando um fundo imobiliário de 400 milhões de reais para estimular investimentos privados em moradias, no Centro da cidade. Argumentou que é necessário ocupar o Centro, como foi ocupada a Região Oceânica que aumentou de 35 mil para 80 mil o número de moradores.
Na opinião de Rodrigo, é importante o PDT trabalhar unido. Disse que na eleição trabalhou pela construção de um governo de coalizão e conseguiu, ressaltando que a melhor prova disso é a multiplicidade do secretariado que montou. “Tenho um secretariado voltado para mudanças, daí termos praticamente 80% de pessoas novas nas diferentes áreas, em linha com a pluralidade da cidade”.
Rodrigo citou o fato de que foi necessário compor com os vários partidos que participaram de sua campanha, para vencer. “Tivemos que cortar na carne para ajudar outros partidos e construir a maioria que temos na Câmara”, explicou.
Sobre esta fase inicial do 3º mandato, disse que tem trabalhado de 14 a 16 horas por dia, mas está satisfeito porque o esforço está sendo recompensado. “Não há nada que substitua a alegria das pessoas – mães atípicas, idosos e deficientes - ao receber, no segundo dia após a posse, o Cartão Araribóia. Porque o cartão é hoje o melhor programa de renda básica do Brasil”, afirmou.
Rodrigo anunciou também que no próximo dia 13 de maio próximo, Dia das Mães, vai inaugurar a nova maternidade municipal de Charitas. “Niteroiense para ser bom mesmo tem que nascer de frente para a praia e estaremos entregando em Charitas um hospital muito bom, igual ao Getulinho, que por dentro até parece maternidade de rede privada”, assinalou.
Ainda na área de saúde, disse que já deu a sua autorização para que a secretaria de Saúde contrate 200 novos médicos e vai entregar, em breve, um centro de exames especializados. “Temos que melhorar a saúde. Temos 6 mil pessoas na fila para fazer ultrassonografia e temos que trabalhar duro para acabar com essa fila, daí nosso empenho para entregar esse centro de exames especializados”.
Rodrigo fez questão de assinalar o sucesso da obra de recuperação e restauração da Boa Viagem. “De 300 visitantes por semana, agora com a inauguração das obras, tudo ficou muito bonito, estamos recebendo 10 mil visitantes a cada final de semana”. Também citou como “outra conquista” de Niterói, a reinauguração, esta semana, da Biblioteca Parque, na Praça da República, no Centro.
Pouco antes de encerrar, citou a greve dos professores e também a assinatura, horas antes da reunião do PDT, do convênio reduzindo a passagem do Catamarã de Charitas de 21 reais a viagem, para 7,90 reais.
Rodrigo fez questão de elogiar a atuação de Bira Marques à frente da Secretaria de Educação. “Nos acusavam de deixar de fora da rede 3 mil crianças, uma fake News. Neste ano de 2025 tivemos 4.500 famílias solicitando matrículas e atendemos a todas elas graças ao trabalho diuturno que vem sendo feito desde agosto do ano passado. Sou filho de professores e quero destacar que Niterói paga hoje um dos melhores salários da categoria no país. Compreendo perfeitamente a máxima de nosso líder Leonel Brizola quando ele dizia ‘direito para todos, privilégios só para crianças’. Não cortamos direitos de professor e não há crianças fora da escola. E se alguém souber de alguma que não esteja matriculada, pode me procurar que ela não vai ficar sem matrícula”, desafiou.
Rodrigo relatou que a secretaria de educação distribuiu 150 mil kits escolares com uniformes, inclusive casacos para o inverno e material escolar, para todos os 30 mil alunos da rede pública municipal. Material absolutamente gratuito. Disse também que, ao contrário do Estado e outros municípios fluminenses, em Niterói todas as 1200 salas de aula da rede pública possuem ar-condicionado.
תגובות