top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Rodrigo inaugura novo Laboratório Municipal Miguelote Viana

@ Lucas Benevides
@ Lucas Benevides

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou nesta terça-feira (13) a obra do novo Laboratório Miguelote Viana, que teve sua capacidade ampliada e poderá realizar cerca de 500 mil exames por mês. O espaço funciona no mesmo complexo da Policlínica Sergio Arouca, no Vital Brasil, e é destinado a análises clínicas e exames de média e alta complexidade, que beneficiam diretamente os usuários atendidos na rede municipal de Saúde. 

Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância do Laboratório Miguelote Viana, da obra que permitirá a ampliação de exames, além da contratação de mais de 267 médicos para a rede de saúde e da implantação do Super Centro de Exames, Imagens e Especialidades, que será na Região Oceânica. 

“Fizemos uma obra de modernização e o principal aqui neste laboratório é que vamos ampliar em três vezes a capacidade de realização de exames. Hoje são feitos, em média, 130 mil exames por mês, mas vamos poder chegar a quase 500 mil exames por mês. Isso significa uma assistência de saúde de melhor qualidade para o usuário e para a população de Niterói. Essa é uma das ações que a gente está promovendo no plano de 100 dias. A gente está com o foco na redução do tempo de espera para a realização de exames e consulta com especialistas. Tenho convicção, junto com os profissionais de saúde de Niterói, que vamos oferecer a melhor saúde municipal do estado do Rio de Janeiro à população de Niterói”, afirmou Rodrigo Neves. 

Os exames ofertados continuarão sendo os mesmos que o laboratório já oferece, acrescidos de exames de saúde pública que deverão ser alinhados com a Secretaria Estadual de Saúde para que sejam descentralizados, como por exemplo Zika vírus, Chikungunya, PCR para Covid, PCR para Influenza e outros. 

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destacou que pretende centralizar toda a realização dos exames de rotina para ganhar mais segurança e velocidade. 

“Miguelote é uma referência em saúde pública e, sem dúvida nenhuma, pode ser muito mais. A estrutura que está sendo entregue hoje vai ter a capacidade ampliada na realização de exames. Vamos mais que dobrar o volume e faremos isso sem muita mudança dentro da estrutura. A ideia é que nessa estrutura a gente centralize, mais pra frente, toda a realização dos exames de rotina e ficando nas unidades das emergências todos os exames de emergência. Vamos ganhar aquilo que o paciente precisa, segurança e velocidade. A gente vai poder entregar em 24 horas”, disse a secretária. 

O projeto de centralização dos exames visa melhor alocação dos recursos orçamentários, melhoria na logística de transporte, redução do custo nas compras de insumos, agilidade da entrega dos resultados com redução do tempo de espera, diminuição de solicitações repetidas, diminuição das consultas de retorno e racionalização do uso de serviços terceirizados.

“Esse é o segundo laboratório de saúde pública do estado. O Ministério da Saúde fez essa definição há anos. Estamos autorizados a fazer todos os exames de saúde pública. Esse laboratório não parou um dia e funcionou ativamente durante a pandemia da Covid-19”, disse Maria Célia Vasconcellos, diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde).  

Atualmente, a rede municipal de saúde possui três laboratórios: Policlínica Dr. João Vizella, no Barreto, que atende a regional Norte; e o Miguelote Viana, na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brasil, que atende as regiões Centro/Sul e praias da Baía. Já o Laboratório Central de Saúde Pública, da Policlínica do Largo da Batalha, atende toda a região Leste/Oceânica. 

De acordo com a chefe do laboratório, Maria Claudia Uzeda, entre os exames de média e de alta complexidade estão os de carga viral de hepatite e de HIV, tuberculose, hormônios, marcadores tumorais e vitaminas, além de toda a parte de imunologia de média complexidade. 

banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page