top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

Rodrigo participa de encontro com autoridades no BNDES

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou nesta terça-feira (17), no BNDES, no Centro do Rio, do evento “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050”, realizado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). 

O encontro reuniu representantes dos governos federal e estadual, do setor produtivo e da sociedade civil para debater os caminhos do desenvolvimento brasileiro nas próximas décadas, com foco na redução das desigualdades sociais e regionais; mudanças climáticas; envelhecimento da população e aumento dos investimentos para garantir o crescimento econômico sustentável. 

Num dos painéis, o prefeito Rodrigo Neves destacou a importância de se planejar o futuro com a participação da sociedade e citou a experiência de Niterói. 

“Quando assumi a Prefeitura pela primeira vez, em 2013, a cidade estava com índices alarmantes de violência e impactada pela tragédia das chuvas, que provocaram destruição e mortes no Morro do Bumba e em quase todas as comunidades. Diante daqueles desafios, lançamos um plano com o apoio da sociedade, o “Niterói que Queremos”. Depois de 10 anos, todas aquelas metas colocadas foram alcançadas, como contenção de encostas em toda a cidade, redução da violência e universalização do saneamento. Hoje, Niterói é a cidade com a melhor qualidade de vida do estado e uma das melhores do país ", afirmou o prefeito. 

Rodrigo Neves, que estava acompanhado da sua vice, Isabel Swan, e dos secretários de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves, e de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto, levou uma preocupação pertinente para o debate: a inclusão da segurança pública nos planejamentos de longo prazo. 

“Segurança pública é algo que precisa ser tratado, porque não é só o Rio de Janeiro que enfrenta problemas. As milícias começaram no Rio, mas hoje infelizmente estão presentes em todas as regiões do país e há uma relação direta evidentemente entre violência urbana e crime organizado. Então, o Estado brasileiro precisa definitivamente assumir essa agenda até 2050 do enfrentamento ao crime organizado e da prevenção à violência urbana, sob o risco de virarmos, no médio e no longo prazo, um país com problemas gravíssimos, como a Colômbia e o México enfrentam hoje”, declarou o prefeito.  

O secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Presidência da República, Olavo Noleto, que coordena o chamado ‘Conselhão’, que reúne 249 pessoas para debater estratégias para o país, elogiou a gestão democrática de Rodrigo Neves e destacou que, independentemente de partidos, o futuro se constrói pelo debate de visões e estratégias diferentes. 

“No Conselhão, temos o empresário e temos o trabalhador. Temos o agro e o sem-terra. A diferença ideológica não é problema, ao contrário, é nosso grande ativo, pois através dela, vamos construindo o consenso para o país avançar. É assim que se planeja o futuro”, destacou Noleto. 

A secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, enfatizou que o planejamento para 2050 não é um sonho, mas a necessária construção de estratégias que possam gerar resultados concretos. 

“Nós nos inspiramos em boas práticas que são recomendadas por organismos internacionais, mas também nos baseamos pelas referências nacionais, trazidas pelos estados e municípios. Temos que lembrar que os estados brasileiros competem entre si, e que se a gente pretende reduzir as desigualdades sociais, precisamos considerar as especificidades de cada estado, de cada região, e é por isso que a gente desenvolve esse trabalho”, disse Virgínia de Ângelis. 

Também participaram do encontro o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione; o presidente do TCE/RJ, Márcio Pacheco; a diretora do BNDES, Helena Veiga de Almeida, e a diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti, entre outros.

A reunião no Rio de Janeiro ocorre em um momento importante do processo, que se aproxima da fase final de coleta de contribuições por meio da consulta pública “Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?”, disponível no portal Brasil Participativo, no link https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br  

コメント


banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 300x250px 3 7 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page