Rodrigo participa de passeio ciclístico pelo Dia mundial sem Carro
A manhã deste domingo (22/9) do candidato a prefeito de Niterói Rodrigo Neves e da vice Isabel Swan foi no pedal. Os dois participaram de um passeio de bicicleta com mais de cinco mil ciclistas pelo Dia Mundial Sem Carro. O prefeito Axel Grael também participou do passeio. O evento teve início na Praça da República, no Cento de Niterói, seguiu pelos bairros de São Domingos, Boa Viagem, Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas e Cafubá.
A iniciativa celebrou o incentivo ao ciclismo em Niterói, com a implantação da malha cicloviária que evoluiu de 0 para 85 Km de ciclovias entre 2013 e 2023. O presidente da Associação dos Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), Cláudio Santos, destacou o posicionamento da cidade e afirmou que Niterói avança para se igualar a cidades de países desenvolvidos, referências mundiais no respeito ao ciclista.
“A entrada de Rodrigo na primeira gestão foi uma guinada para a bicicleta aqui em Niterói. A bicicleta não era respeitada, a gente não tinha espaço. E a gente conseguiu, junto com o Rodrigo, e depois com Axel, transformar Niterói na cidade de referência nacional para a bicicleta, tanto no ciclismo, quanto na mobilidade sustentável”, afirmou Cláudio.
O prefeito Axel Grael lembrou que o Programa Niterói de Bicicleta começou em 2013, desacreditado. Entretanto, hoje a cidade tem 85 km de ciclovias muito bem aproveitadas pela população, como a da Av. Marquês do Paraná, que é a mais movimentada do país.
“As pessoas diziam com frequência que não tinha espaço para bicicleta na cidade. Nós sempre tivemos a convicção que Niterói tinha vocação para sustentabilidade e vocação para bicicleta e nós fomos seguindo, superando cada uma das etapas e fazendo de Niterói hoje uma cidade reconhecida no Brasil como uma cidade amiga da bicicleta”, lembrou o prefeito.
Rodrigo lembrou ainda a construção do Bicicletário Araribóia, com mais de 500 vagas, que será ampliado durante as obras de reurbanização do Centro de Niterói.
“A gente não tinha nenhum quilômetro de ciclovia e estamos chegando a quase cem quilômetros. Fizemos o primeiro bicicletário público do Rio de Janeiro e também o programa de bicicletas compartilhadas, o NitBike. É importante celebrar o aumento expressivo no número de deslocamentos diários por bicicleta em Niterói. A cidade vai avançar cada vez mais e seguir nesse caminho da sustentabilidade. Pedalar faz bem à saúde, a qualidade de vida e contribui para uma Niterói mais sustentável”, destacou Rodrigo.
No fim da manhã, Rodrigo participou de caminhadas na comunidade do Jacaré, em Piratininga, e no Morro do Preventório, em Charitas. Em ambas, o trabalhista destacou as obras de contenção de encostas e a importância do cartão Arariboia para as famílias mais necessitadas, além da construção de creches.
“Nós vamos fazer o projeto Vida Nova no Morro, para que as pessoas não tenham mais problemas de umidade com o tijolo aparente, para que possam ter o banheiro dentro de casa e a casa pintada. Niterói vai ficar mais bonita e as pessoas ficarão mais felizes e terão mais conforto”, disse Rodrigo.
Na contramão do bom senso
Enquanto isso, o vereador bolsonarista de Niterói Douglas Gomes (PL) bateu de frente com o calendário comemorativo e fez uma carreata pela cidade. Não se sabe se foi por desconhecimento ou teimosia, mas o político atropelou o bom senso e acelerou contra uma pauta defendida até por eleitores de direita.
O ronco dos motores da caravana rebelde quis lacrar em cima do dia 22, mesmo número do partido de Douglas, mas só conseguiu jogar fumaça numa prática adotada no Brasil desde 2001, quando o Dia Sem Carro passou a ser comemorado como forma de estimular meios alternativos e não poluentes de deslocamento, como a bicicleta.
Entre as cidades de até 500 mil habitantes, Niterói já ostenta uma das maiores malhas cicloviárias do país, com 84 quilômetros de extensão e o maior bicicletário da América Latina, na Praça Arariboia, no Centro. As ciclovias são uma aposta mundial para desafogar o trânsito nas cidades, independente da ideologia de quem governa.
Commentaires