top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

Rodrigo vence o 1º turno e conclama eleitores a defender democracia

Atualizado: 7 de out.

Rodrigo Neves faz o sinal de positivo após deixar da urna de votação / Luiz Augusto Erthal

As eleições para prefeito em Niterói serão definidas em segundo turno. O candidato do PDT, Rodrigo Neves, venceu esta primeira rodada com 135.958 votos, o que representa 48,47% do total. Em segundo, o bolsonarista Carlos Jordy, do PL, teve 99.837 votos, totalizando 35,59%. A partir deste resultado, os dois candidatos se enfrentarão novamente nas urnas no dia 27 de outubro.


A candidata do PSOL, Talíria Petrone, ficou em terceiro, com 12,65% dos votos (35.483). E Bruno Lessa, do Podemos, recebeu 8.796 votos, marcando 3,14%. Daniele Bornia (PSTU) teve 190 votos (0,07%); Alessandra Marques (PCO), 124 votos (0,04%); e Guilherme Bussinger (Mobiliza), que abriu mão da candidatura para apoiar Rodrigo, recebeu, mesmo assim, 113 votos (0,04%), já que seu nome não foi retirado da lista pelo TSE.


Voto pela democracia


Ainda pela manhã, o candidato do PDT à prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves, votou em sua sessão eleitoral, na Faculdade de Veterinária da UFF, no bairro de Vital Brasil, Zona Sul da cidade. Ele estava acompanhado da mulher, Fernanda Sixel, dos três filhos, da sua candidata a vice-prefeita, Isabel Swan, e do presidente nacional do partido, o ministro da Previdência Carlos Lupi, além de um grande número de candidatos a vereador e correligionários.


Após depositar o voto na urna, Rodrigo fez um apelo aos eleitores da cidade para que tenham em mente “a gravidade do momento em que a gente vive à democracia e a importância de defender Niterói do ódio e do extremismo”, em clara referência ao seu principal adversário, o bolsonarista Carlos Jordy, do PL, líder do governo na Câmara dos Deputados durante todo o governo Bolsonaro.


Ao falar da perspectiva de voltar a governar a cidade pela terceira vez, o candidato trabalhista se emocionou.


“As pessoas sabem do amor que eu tenho por Niterói. Dediquei a minha juventude e a minha energia para tentar fazer o melhor. Acho que aprendi com os erros e com os meus acertos. Eu tenho essa certeza no coração, sem a qual eu não seria candidato, de que eu vou fazer um terceiro mandato muito melhor para a cidade”.


Rodrigo foi recebido no seu local de votação pelo reitor da UFF, Antônio Cláudio Nóbrega, e pelo presidente nacional do PDT, ministro da Previdência Carlos Lupi. Ele estava acompanhado da candidata a vice, Isabel Swan, da mulher Fernanda Sixel e dos três filhos, que o acompanharam até a urna de votação


A se confirmar a sua vitória no segundo turno, Rodrigo disse que as primeiras medidas serão enviar uma mensagem à Câmara de Vereadores para incluir como beneficiárias da moeda Arariboia todas as “mães atípicas”, de crianças com deficiências, mesmo que já recebam o BPC, e “contratar imediatamente 200 médicos” para reduzir as filas nas unidades de saúde da cidade.


O presidente do PDT, Carlos Lupi, manifestou a esperança de que Niterói continue sendo governada pelos trabalhistas, que administram a cidade, alternadamente com prefeitos petistas, desde a redemocratização do país e a promulgação da nova Constituição, em 1988, sem dar espaços para as forças de direita.


“Que continue assim. Niterói sempre foi vanguarda. Vai continuar sendo. Rodrigo foi provado e aprovado pela população e a volta dele à prefeitura é a garantia de que Niterói continuará em boas mãos, dentro da área democrática, popular e com preocupação social”, disse Lupi.


Falando em  retrospectiva histórica, Rodrigo Neves lembrou a perda, para Niterói, da condição de capital fluminense com a fusão de 1975 - a rigor, depois da revogação da Lei de Segurança Nacional, o último entulho autoritário do período da ditadura militar ainda presente - e a dívida que o país tem com a cidade.


“Niterói sofreu, na década de 70, uma grande violência, que foi a perda da capital. Ano que vem a gente vai ter os 50 anos da fusão autoritária, que retirou de Niterói a condição de capital. Mas nós, enquanto sociedade, conseguimos nos reinventar. E ainda que Niterói tenha perdido a condição de capital do estado, Niterói virou a capital da qualidade de vida, da boa gestão e da democracia do Estado do Rio. Eu não tenho dúvida de que isso se deve à consciência do nosso povo, mas também aos governos progressistas e de boa gestão que tivemos na cidade, começando com Jorge Roberto, João Sampaio e tantos outros que vieram depois”, afirmou.


Assista à entrevista completa de Rodrigo Neves:



Confira os nomes dos 21 vereadores eleitos em Niterói:


1- Douglas Gomes (PL) - 16.369 votos

2- Professor Tulio (PSOL) - 6.789

3- Daniel Marques (PL) - 6.750

4- Binho Guimarães (PDT) - 5.884

5- Milton Cal (União) - 5.861

6- Andrigo (PDT) - 5.546

7- Anderson Pipico (PT) - 5.488

8- Renato Cariello (PDT) - 5.444

9- Benny Briolly (PSOL) - 4.801

10- Rodrigo Farah ( Cidadania) - 4.682

11- Gallo (Cidadania) - 4.612

12- Leandro Portugal (MDB) - 4.516

13- Allan Lyra (PL) - 4.413

14- Leonardo Giordano (PCdoB) - 4.395

15- Gabriel Velasco (PSD) - 4.258

16- Sylvio (PT) - 4.045

17- Zaf (União) - 3.910

18 - Beto da Pipa (MDB) - 3.828

19- Fernanda Louback (PL) - 3.503

20 - Fabiano Golçalves (Republicanos) - 3.478

21- Michel Saad Neto (Podemos) - 2.772



Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner multivacinacao niteroi 300x250px 9 8 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page