Rua Cel. Moreira Cesar: um não à mudança
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Rua Cel. Moreira Cesar: um não à mudança

Wanderlino Teixeira Leite Netto*


Antes de apresentar meus argumentos contrários à mudança do nome da rua Cel. Moreira Cesar, quero deixar claro que eu jamais apoiaria, em tempo algum, qualquer homenagem ao militar em questão, figura execrável. Esclareço, também, que concordo plenamente que se prestem homenagens ao ator Paulo Gustavo. O primeiro cortou cabeças; o segundo as iluminou com seu humor contagiante.

Por que, então, não concordo com a mudança do nome da rua de Cel. Moreira Cesar para Ator Paulo Gustavo?

Esta não é a primeira tentativa de mudança. A de agora, diferentemente das anteriores, baseia-se em pesquisa de opinião pública. Louvável que assim seja. Porém, realizada durante uma pandemia, tão propícia à exacerbação do emocional, sob o impacto do falecimento prematuro do ator, corre-se o risco de que outros aspectos que envolvem a proposta sejam postos de lado.

No livro As ruas contam seus nomes, Emmanuel de Bragança Macedo Soares traça um perfil das ruas da cidade de Niterói. Recorram à publicação, escolham um determinado período e leiam os perfis dos que foram agraciados com nomes de ruas. Certamente verificarão que muitas dessas homenagens decorreram do viés político do momento. Moreira Cesar virou nome de rua por conta de sua atuação na Revolta da Armada. Concordemos ou não, foi assim que aconteceu. Sendo assim, sempre que o nome de um logradouro público é mudado, apaga-se um pedaço da História.

Outro aspecto a se observar é de ordem prática. Ao sabor das emoções, não estão sendo considerados os transtornos para os moradores da Moreira e os tantos comerciantes que ali atuam. Terão que alterar documentos, comunicar o novo endereço a um sem-número de pessoas e a organizações das quais recebem correspondências.

Homenagear Paulo Gustavo? Claro que sim! Porém, não dessa forma. Por que não dar seu nome a um novo espaço cultural ou a uma rua ainda não batizada? Ele bem o merece.



*Wanderlino Teixeira Leito Netto é escritor e membro da Academia Niteroiense de Letras.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page