top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Russos criam 'bola inteligente' para futebol de cegos

As descobertas da ciência e da tecnologia para a inclusão de pessoas com deficiência não param de surpreender. No esporte não é diferente. Nos últimos dois anos, engenheiros russos contaram com a ajuda de jogadores de futebol cegos para desenvolver uma 'bola inteligente'. Para chegar a um protótipo ideal, eles tiveram que levar em conta o peso, a resistência a impactos e a facilidade de ser conduzida em campo. E o mais importante: ela precisava ser 'percebida' pelos jogadores. Assim surgiu a bola eletrônica. O ruído que emite pode ser ouvido a qualquer momento da partida, mesmo quando não está em movimento.

Reprodução

A 'Soundball', como foi chamada, se difere de todos os equivalentes existentes quando se avalia a continuidade do som emitido. As bolas atualmente utilizadas em futebol de cegos possuem chocalhos em seu interior e param de fazer barulho quando estão paradas. No caso da 'Soundball' o ruído pode ser ouvido durante todo o jogo, mesmo durante um intervalo completo. A carga tem duração de duas horas.


O segredo são os sensores especiais e motores elétricos projetados pelos engenheiros russos como uma espécie de 'enchimento tecnológico'. Assim que a bola para, o dispositivo começa a fazer um barulho ainda mais alto. A tecnologia está em aperfeiçoamento e os jogadores da seleção russa de futebol de cegos fizeram o test drive.


Confira no vídeo da TV Brics:



Commenti


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page