Rússia desenvolve material capaz de imitar o tecido ósseo
- Mehane Albuquerque
- há 14 minutos
- 1 min de leitura
Cientistas da Universidade Federal do Sul da Rússia desenvolveram um material capaz de transformar-se em tecido ósseo após ser implantado no corpo. Segundo dados da pesquisa, compartilhada pela Prensa Latina, parceira da rede TV BRICS, a inovação pode replicar o crescimento natural dos ossos, garantindo uma adesão ideal aos tecidos, sem riscos de rejeição.

O material foi obtido pela combinação de carbonato de cálcio e proteínas. Quando introduzida em soluções líquidas semelhantes ao sangue ou saliva, a mistura transforma a brucita, um mineral de fosfato semelhante ao tecido ósseo, em hidroxiapatita, substância que compõe 70% dos ossos e dentes.
Embora a hidroxiapatita já seja amplamente utilizada na criação de próteses, a abordagem russa permite sua formação diretamente dentro do corpo, o que oferece vantagens significativas em termos de resistência e adaptação ao organismo.
Uma vez implementado na prática médica, esse desenvolvimento permitirá criar próteses de alta qualidade e mais resistentes, compostas por biomateriais que se adaptam às necessidades específicas de cada paciente e não precisam serem substituídas com o tempo.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVA (*com informações da Prensa Latina)