Rússia fortalece cooperação com BRICS via ZEEs
- Mehane Albuquerque
- há 1 hora
- 1 min de leitura
Em 2024, as empresas internacionais registradas nas zonas econômicas especiais (ZEEs) da Rússia ampliaram suas receitas em 50% e receberam benefícios fiscais pelo valor de mais de 50 bilhões de rublos (R$ 3,2 trilhões), informou Nikita Kondratiev, diretor do Departamento de Cooperação Econômica Multilateral do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia.

Kondriatev fez sua intervenção durante o III Fórum Internacional das Zonas Econômicas Especiais, realizado na cidade russa de Nijni Novgorod. O evento contou com a participação de representantes de órgãos federais e regionais, grandes corporações e empresas gestoras da Rússia, além de delegações de 15 países.
Um dos principais destaques do fórum foi a apresentação do Mapa Digital das Zonas Econômicas Especiais do BRICS, uma plataforma que oferece informações detalhadas sobre as ZEEs nos países-membros, bem como sobre os incentivos vigentes em cada território.
"A plataforma contém informações sobre a especialização, os incentivos, os residentes e os dados de contato das zonas econômicas especiais dos países do BRICS. Planejamos, futuramente, ampliar as funcionalidades desta ferramenta, incluindo dados sobre os produtos fabricados pelos residentes das ZEEs", observou Kondratiev.
Durante o fórum, os participantes discutiram estratégias para fortalecer as ZEEs como instrumento de estímulo à cooperação industrial e ao crescimento sustentável das empresas.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA