top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

Série “Memória da Poesia Brasileira” recebe Salgado Maranhão

A série “Memória da Poesia Brasileira” chega à quarta edição recebendo o jornalista, poeta e compositor Salgado Maranhão. Ele será entrevistado pelos poetas Sergio Cohn e Heyk Pimenta. O evento acontece nesta quinta-feira (29/8), a partir das 15h, no Auditório Machado de Assis, na sede da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) - entidade vinculada ao Ministério da Cultura (Minc) - no Centro do Rio. O evento é gratuito e será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Reprodução

Sobre o entrevistado


Salgado Maranhão nasceu em 1953 no município de Caxias (MA). Desde cedo ajudou os pais na lavoura, e foi alfabetizado somente aos 15 anos. O gosto pela poesia veio com os trovadores e rodas de viola que aconteciam na sua casa. Na adolescência, mudou-se com a família para Teresina (PI), onde trabalhou em uma rede de lojas e passou a frequentar a biblioteca local. Em 1972, conheceu o poeta Torquato Neto. Estimulado pelo amigo, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou o curso de Comunicação na PUC. Também cursou Letras na Universidade Santa Úrsula, e participou do movimento de poesia marginal.


Desde 2024, é membro da Academia Maranhense de Letras. Tem 17 livros lançados, incluindo “Mural de Ventos” (1998) e “Ópera de Nãos” (2015), ambos agraciados com o Prêmio Jabuti. Como compositor, tem parcerias com nomes como Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Ivan Lins, Moacyr Luz, Zeca Baleiro e Rosa Passos.


Memória da Poesia Brasileira


A iniciativa da FBN objetiva o registro e a divulgação gratuita da poesia brasileira contemporânea para o público em geral. A curadoria e a apresentação ficam por conta do poeta e editor Sergio Cohn - atualmente responsável pela edição da revista Poesia Sempre, da FBN. Já foram entrevistados os poetas Guilherme Zarvos (27/05), Claudia Roquette-Pinto (24/06) e Antônio Cícero (30/07).


Os eventos são divididos em duas partes: a partir das 13h, de forma privada, é realizada uma gravação do(a) poeta recitando seus textos, em registro audiovisual; às 15h, é realizado um depoimento público, com cerca de duas horas de duração, sobre a trajetória pessoal e poética do(a) autor(a). Os registros sonoros serão convertidos em álbuns digitais de poesia. Ao final de cada ano, os depoimentos transcritos e editados serão reunidos e publicados em livro.


Serviço


“Memória da Poesia Brasileira” – Salgado Maranhão

Data: quinta-feira, 29 de agosto de 2024.

Horário: 15h às 17h.

Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.

Endereço: Rua México, s/nº - Centro (entrada pelo jardim).

*Entrada franca.

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page