Saúde: 2ª dose deve ser tomada mesmo fora do prazo


(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde recomendou nesta terça-feira (27) que a população tome a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório.

Até o momento, duas vacinas estão disponíveis para aplicação no Brasil no Programa Nacional de Imunizações (PNI): a CoronaVac, do laboratório Sinovac, da China, produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, que deve ser administrada em um intervalo de quatro semanas, e a AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, com intervalo de 12 semanas. As recomendações foram publicadas através de uma nota no site do ministério.

"Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença", informou a pasta.

Apesar de mudar a orientação, o Ministério da Saúde ressalta que os atrasos devem ser evitados "uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose".

O ministério também diz ser "improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal".

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu, nesta segunda-feira (26), que o governo federal está com "dificuldade" no fornecimento da vacina CoronaVac para a aplicação da segunda dose.

Nas últimas semanas, diversos municípios do Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Amapá e Paraíba limitaram ou suspenderam a vacinação por falta de doses da CoronaVac para a segunda aplicação. Na Paraíba, a Justiça chegou a determinar o uso do imunizante para a segunda injeção após uma ação do Ministério Público.

No dia 21 de março, o Ministério da Saúde, alterando sua orientação, autorizou que todas as vacinas armazenadas por estados e municípios para garantir a segunda dose fossem utilizadas imediatamente para a primeira aplicação em outras pessoas.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg