top of page

Sábado (17/6) é 'Dia Delas' em Niterói

No próximo sábado (17/6), a Prefeitura de Niterói vai promover a ação 'Dia Delas'. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), o evento é voltado para o público feminino com idade entre 25 e 69 anos e acontecerá das 8h às 17h. A medida, que faz parte das ações do Programa Niterói Mulher, será realizada em 34 unidades do Programa Médico de Família.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, explica a iniciativa.


“Essa ação tem como proposta garantir o acesso das mulheres, em especial, às mais vulneráveis e invisibilizadas, como as mulheres em situação de rua, vítimas de violência, trans e também as trabalhadoras da saúde”, ressalta Anamaria.


Serão realizados procedimentos como coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias quando necessário. O diretor-geral da FeSaúde, Pedro Lima, ressalta que o evento tem como objetivo a detecção precoce de doenças.


“O Dia Delas é um evento dedicado especialmente às mulheres trabalhadoras que lutam para equilibrar a rotina de trabalho e cuidados com a saúde. A iniciativa é um marco em nosso compromisso em quebrar barreiras para o acesso à saúde, promovendo a detecção precoce de doenças e reafirmando que a saúde de cada mulher é uma prioridade para nossa instituição”, afirma o diretor.


No sábado, estarão funcionando as unidades do Alarico, Atalaia, Badu (funcionando no MMF do Cantagalo), Bernardino, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Cavalão, Coronel Leôncio, Engenho do Mato, Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Morro da Boa Vista, Morro do Céu (funcionando no MMF Caramujo), Nova Brasília, Palácio, Preventório I (funcionando no MMF Jurujuba), Preventório II, Souza Soares, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga e Viradouro.


Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem como estratégia o controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade.


A Saúde do município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino, além dos já realizados no Hospital Municipal Orêncio de Freitas. A secretaria também iniciou o encaminhamento das pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page