top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Sala José Cândido de Carvalho recebe nova exposição

A ArtistaVisual, Fotógrafa e Pesquisadora, Amanda Erthal inaugura a sua exposição “Discursos sobre a Feminilidade”, no dia 26 de março (terça-feira), às 18 horas, na Sala José cândido de Carvalho. A mostra será composta por cerca de trinta trabalhos que retratam o modo como o patriarcalismo se renova para, coercitivamente, atribuir às mulheres funções sociais que confundem cuidado com trabalho e garantem que nossos corpos sejam docilizados para servir.

Divulgação

Nascida em Niterói, Amanda, foi aluna no curso de Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes na UFF, onde desenvolveu e aprofundou sua pesquisa sobre a Feminilidade. Em seus processos artísticos, utiliza imagens e palavras para compor narrativas poéticas que compreendam a Arte Feminista enquanto instrumento de transformação que nos guie até o alcance crítico necessário para a insurreição dos corpos femininos e de seus modos de existir.


Dispondo de técnicas, tradicionalmente consideradas femininas, como o bordado e a costura. Além da fotografia e da pintura. A artista buscou inspiração teórica nos clássicos O Segundo Sexo, da filósofa existencialista, Simone Beauvoir e A Mística Feminina, da ativista feminista, Betty Friedman.


Além de se inspirar, e sempre questionar, as tão conhecidas frases ditas para todas as meninas e mulheres ao longo de suas vidas, tais como “fala baixo”, “senta direito”, “tira o batom vermelho” que compõem os mecanismos de controle que traduzem os discursos de uma antiga feminilidade.


Nesta exposição, encontraremos cerca de trinta trabalhos que retratam o modo como o patriarcalismo se renova para, coercitivamente, atribuir às mulheres funções sociais que confundem cuidado com trabalho e garantem que nossos corpos sejam docilizados para servir.


Portanto, o que se propõe através desta exposição é questionar os discursos que ditam as formas da norma, para que se torne possível alcançar o caráter emancipatório necessário para reconhecer que os velhos modelos de feminilidade não nos servem mais.


Serviço


Exposição “Discursos sobre a Feminilidade” – Amanda Erthal

Abertura: 26 de março

Horário: 18h

Visitação: até 24 de maio

Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Sala José Cândido de Carvalho

Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói.


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page