top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Sala Nelson Pereira recebe 1º Encontro de Corais 60 UP

Nos próximos dias 12 e 13 de maio (sexta e sábado), a Sala Nelson Pereira dos Santos receberá o “1º Encontro de Corais 60UP”. Realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), o evento será gratuito e reunirá 15 corais do estado, incluindo o grupo Avós do Canto, formado por cerca de 40 idosos da cidade que participam do projeto 60UP, da SMI. As apresentações estão marcadas para começar às 19h.

Foto: Lucas Benevides / Arquivo / Prefeitura de Niterói

O secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), explica o objetivo do evento.


“A nossa intenção é permitir uma interação entre os grupos e levar muita música boa a todos os espectadores. Além disso, como pasta voltada às pessoas com mais de 60 anos, nossa intenção é fazer com que os idosos possam sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas... Nosso objetivo principal é dar a eles qualidade de vida, pela socialização e pela música”, explica o secretário.


O maestro Leandro Campanate, que rege o grupo Avós do Canto desde abril de 2022 e é um dos organizadores do evento, explica a dinâmica do encontro.


“O 1º Encontro de Corais 60 UP funciona numa dinâmica em que os corais têm a oportunidade de fazer intercâmbio. A maioria dos corais que participarão do evento é de amadores e tem de todo tipo de repertório: MPB, música sacra, tem corais que são formados em igreja, música africana, entre outros”, conta o maestro. “Se trata de uma atividade essencialmente coletiva, onde a meta é a melhoria do todo em consonância com o crescimento individual, o que dá a cada integrante a sensação de pertencimento ao grupo e às suas conquistas. Na contramão da solidão, ansiedade e até mesmo a depressão, cada coralista carrega em si uma história de superação, ou de sonho realizado, ou simplesmente de amor à música”, completa Leandro.


Moradora do Fonseca, Benedita Vieira, a Dona Bené – como é conhecida, de 89 anos, é uma das participantes do grupo Avós do Canto.


“Eu não sabia nada de música, mas cantava muito em casa! Eu fiz muitos amigos aqui no coral. É uma família, de verdade. E quando a gente canta e é aplaudido eu fico muito feliz, porque eu sei que cantei direito”, se diverte Dona Bené.


60 UP


Ginástica, dança de salão, canto e passeios: é esse combo que a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), oferece gratuitamente aos idosos da cidade com o projeto 60UP. O projeto está disponível em diversos pontos da cidade, em datas e horários específicos para as atividades de ginástica, dança de salão e o coral.


O coral funciona às quartas-feiras, das 15h às 16h, na Sociedade Fluminense de Fotografia. O maestro convoca a todos: “Não precisa saber cantar! Só precisa gostar de cantar!”


Serviço:


1º Encontro de Corais 60UP

Data: 12 e 13 de maio

Horário: 19h

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Gratuito

Classificação livre


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page