top of page

Sala Nelson Pereira recebe espetáculo experimental

O exercício de atuação "Princípio da Incerteza” chega aos palcos da Sala Nelson Pereira dos Santos nos dias 26 e 27 de janeiro, quinta e sexta-feira, às 20h. O projeto da Definitiva Cia. de Teatro questiona duas almas gêmeas que vivem em "movimento pendular", oscilando entre a simbiose amorosa e a polarização destrutiva.

Divulgação

A peça traz uma metodologia concentrada na presença do ator e no jogo como dispositivo de criação e práxis cênica, onde todos os integrantes da companhia são convidados a colaborar com o exercício que está sendo empreendido por um ou mais parceiros de trajetória. Princípio da Incerteza é o resultado inicial dessa metodologia, e foi selecionado pelo Edital Retomada Cultural 2 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.


Nesse espetáculo, João e Marcelo experimentam ser apenas dois em cena. Trata-se de um encontro: dois atores explorando sua cumplicidade artística e sua maturidade profissional. Trata-se também de um duelo: um confronto entre amigos, um desafio entre inimigos, uma disputa entre irmãos.


Com direção de Jefferson Almeida e dramaturgia de Rosyane Trotta, Princípio da Incerteza também é um exercício de experimentar o desconhecido, de se lançar em um jogo livre, sem roteiro e sem metas além de escrever a partir do que se ouve, de encenar a partir do que se vê na sala de ensaio – e do que se sofre fora dela.


“Em 'Princípio da Incerteza' a Definitiva se despe da força da teatralidade e busca a dificuldade do despojamento. Coisa de coletivo experiente, que já não necessita afirmar sua identidade e pode se arriscar nos caminhos de seu avesso.”, diz a dramaturga Rosyane Trotta.


Princípio da Incerteza é um experimento da Definitiva Cia. de Teatro, coletivo dedicado à produção artística e ao desenvolvimento de uma linguagem cênica, em atividade desde 2008 no Rio de Janeiro. Oriunda da universidade pública, a companhia pesquisa a relação entre música e cena na prática teatral, fazendo-as conviver de forma indissolúvel e buscando aquilo que o grupo chama de cena-música.


Serviço:


Evento: Exercício de Atuação nº1 - O princípio da incerteza

Data: Quinta e sexta-feira, 26 e 27 de janeiro de 2023

Horário: 20h

Evento gratuito

Garanta os convites no Sympla: PRINCÍPIO DA INCERTEZA - Sympla Bileto - Compre seu ingresso online

Classificação Indicativa: 14 anos

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

End.: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page