top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Samba e chorinho em Niterói nesta quinta (18/11)

O samba chega à cidade nesta quinta-feira (18/11), na voz de um dos seus maiores talentos. A cantora Mart’nália será a atração do 'Clássicos do Samba', no Theatro Municipal, em mais um evento dentro da programação dos 448 anos de Niterói. No show, com início previsto para às 19h, Mart’nália apresentará músicas do seu novo disco 'Sou assim até mudar', que traz na sua origem — como tudo que foi gerado nos últimos meses — a marca da pandemia e da quarentena.

Divulgação

A sambista, que é filha da lenda Martinho da Vila e tem 34 anos de carreira, ainda vai cantar grandes sucessos como ‘Cabide’, ‘Namora Comigo’, ‘Mas quem disse que te esqueço’, ‘Acreditar’, ‘Sonho meu’, ‘Alguém me avisou’, ‘Menino é um rei’, Vazio, entre outros. Sobre o seu mais novo trabalho, a artista disse:


“Estando em casa, com mais tempo, você começa a se olhar, se dar conta que não sabe quando vai rever seus amigos, que tudo mudou..”, lembra Mart’nália.


“Quando faço um disco, por exemplo, penso em tocar as músicas no show que faço todo verão no Circo Voador. Não ia ter isso agora. Arthur Maia, que sempre começava a pensar meus discos comigo, não está mais aqui (o músico morreu em 2018). Aí você entende que nunca é como era, a vida muda o tempo todo, a gente muda pra continuar o mesmo, ou não, você pode nunca mais ser o mesmo. E tudo bem. Não tem como ficar preso às coisas, às certezas. Então quis fazer um disco sobre isso tudo, mas bem livre, pensando mais na música, no som, pras pessoas ouvirem em casa e serem felizes”, finaliza.


Choro 'made in Nikiti'


A programação de aniversário de Niterói nesta quinta terá ainda o Choro da Confraria, com a Família Souza & Grupo Café Brasil, que farão um show na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 21h30m. Os grupos são dedicados exclusivamente aos ritmos brasileiros e compostos por músicos com formação clássica.


Silvério Pontes, um dos líderes do Choro da Confraria, por exemplo, é um trompetista que entrou, aos 18 anos, para Escola de Música Villa Lobos, após uma breve passagem pela Escola Nacional de Música. Com uma carreira sólida e marcante, o instrumentista já tocou e gravou com músicos importantes da MPB, como Tim Maia, Luiz Melodia, Paulinho da Viola, Elza Soares, Francis Hime, Beth Carvalho, Yamandu Costa, Trio Madeira Brasil, entre outros. Com seu parceiro Zé da Velha, por 30 anos, gravou 6 álbuns e participou do lançamento do documentário Brasileirinho, no Festival de Cannes. Já se apresentou em expressivos festivais e cidades.

Silvério Pontes / Divulgação

Em sua discografia, Silvério tem um CD solo, Reencontro e álbuns gravados em parceria com Zé da Velha, como Ouro e Prata (2010), Só Pixinguinha (2006), Samba Instrumental (2004), Ele e Eu (2000), Tudo Danca (1998) e Só Gafieira (1995).


Já a Família Souza, grupo que, atualmente, é integrado por Ronaldo do bandolim, Rogerio Souza (violão) e Tiago Souza (viola e bandolim), carrega em seu DNA a tradição do chorinho em Niterói. Atua nesse gênero musical pela cidade, desde a década de 1970, na companhia de Jonas Pereira da Silva e Carlinhos leite, ambos integrantes do conjunto Época de Ouro, liderado por Jacob do bandolim, e que, após sua morte, teve como solista o primeiro representante da família dos Souza no cenário do choro, Ronaldo do bandolim.


Chegando aos anos 2000, o grupo ganha novo formato com a participação do jovem bandolinista Tiago Souza, filho de Ronaldo do Bandolim. Hoje, em formato de trio, o grupo vem participando de festivais pelo Brasil e pelo mundo, já tendo se apresentado nos Estados Unidos e na Europa. Em 2020 gravou o DVD de nome “Sangue de bandolim”, pela Lei de auxílio emergencial Aldir Blanc.


O Café Brasil, que se apresenta junto com o Choro da Confraria e com a Família Souza, é um típico regional de choro composto por Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão de 6 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro).


Buscando valorizar a essência do gênero, o grupo realiza um trabalho conjunto na concepção dos arranjos, inspirados pelos antigos regionais, principalmente o conjunto Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim.


O próprio nome do grupo é uma citação a dois discos lançados pelo Época de Ouro, Cafe Brasil 1 e 2. Em 2013, Café Brasil lançou o seu primeiro disco, "Em Terra de Arariboia", pelo selo Niteroi Discos. Com direção musical de Ronaldo do Bandolim, o disco é uma homenagem a cidade natal do conjunto, sendo todas as composições obras de compositores ligados a cidade, a maioria delas inéditas.


Proximos eventos do aniversário da cidade


No dia 19, no Theatro Municipal de Niterói, às 19h, Bia Bedran convida a Orquestra de Cordas da Grota. Já na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 21h30, terá mais uma edição do ‘Clássicos do Samba’, com os grupos Terreiro da Vovó e Candongueiro.


O Festival Niterói Blues & Jazz fecha a festa, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Theatro Municipal, sempre às 19h, e na Sala Nelson Pereira dos Santos, sempre às 21h30.


Acesse a programação completa de aniversário de Niterói no site da Cultura Niterói.


Serviço


Clássicos do Samba – Mart’nália

Data: 18 de novembro, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.

Tel: 2620-1624

Entrada Gratuita – Retirada dos ingressos, a partir das 16:30 (2h antes da abertura da casa), somente na bilheteria do Theatro. Serão disponibilizados 200 ingressos.


Choro da Confraria, com a Família Souza & Grupo Café Brasil

Data: 18 de novembro, quinta-feira

Horário: 21h30m

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói-RJ

Entrada gratuita - A distribuição do ingresso será feita no local, duas horas antes do início da apresentação, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado para a campanha “Niterói Solidária”.


*Com informações da Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page