top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Sanções contra Rússia afetam setor de Defesa do Brasil


(Foto: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER)

Em fevereiro, a FAB oficializou a desativação de 12 helicópteros Mi-35M. O documento da Aeronáutica, porém, não aponta nenhuma razão para a "aposentadoria" das aeronaves, adquiridas recentemente da Rússia, com pouco mais de dez anos de uso.

Como até agora não existe nenhum substituto à caminho, a FAB deixará de ter um helicóptero com as capacidades do Mi-35M.

Na Aeronáutica, a explicação é que a falta de dinheiro impossibilita operar os helicópteros. Especialistas e técnicos envolvidos com o programa do Mi-35M, ouvidos pelo jornal Estado de São Paulo, apontam outra razão: as sanções dos EUA à Rússia.

Entre as empresas incluídas na lista de sanções norte-americanas estão a Russian Helicopters e a Rostvertol, que produzem as aeronaves. Hoje, qualquer instituição financeira que fizer negócio com as empresas russas pode sofrer punições.

Em serviço na Amazônia, os helicópteros russos se revelaram úteis e eficazes, inclusive no combate a voos ilícitos contra o narcotráfico.

Em 2018, tenente-coronel aviador Rômulo Amaral, comandante da unidade que opera o Mi-35M, em entrevista à revista do fabricante russo, destacou a confiabilidade dos Mi-35M em condições climáticas difíceis e áreas selvagens. "Podem pousar em qualquer superfície dura, em áreas remotas", disse.

Além disso, o Mi-35M é o único helicóptero de combate no mundo capaz não só de atuar como aeronave de ataque, mas também para assaltos de tropas e comandos, podendo levar até oito soldados armados, retirar feridos e transportar técnicos para locais remotos.


Com a Sputnik

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page