Sanções dos EUA privam Irã de receber vacinas


(Reprodução)

O Irã adquiriu cinco milhões de doses de uma vacina contra a gripe, mas não poderá recebê-las por causa das sanções dos Estados Unidos, afirmou hoje (9) o vice-ministro da Saúde do país, Iraj Harirchi.

Esta não é a primeira vez que Teerã acusa as sanções dos Estados Unidos de impedirem que o país consiga combater a pandemia do novo coronavírus e importe medicamentos.

"Devido às sanções contra o Irã, ficaram bloqueadas em um aeroporto cinco milhões de doses adquiridas", disse o vice-ministro da Saúde iraniano à agencia Fars, sem detalhar de onde o fármaco estava sendo importado.

Washington, por sua vez, afirma que as sanções supostamente não se aplicam aos medicamentos nem à ajuda humanitária ao Irã.

Segundo a agência iraniana, no mês passado, o assessor do ministro da Saúde do Irã, Alireza Wahhabzadeh, relatou que empresas farmacêuticas em três países cancelaram o comércio e suspenderam a entrega de cargas de vacinas contra a gripe para o país asiático depois que foram informadas sobre o destino, e alegou que as empresas são dissuadidas pelas sanções dos EUA.

"Fizemos pagamentos a três países, mas as empresas devolveram o dinheiro assim que foram informadas sobre o destino", disse Wahhabzadeh à Fars, que acrescentou que o Irã foi forçado a buscar as vacinas em um quarto país, o que "causou um atraso e prejudicou nossos esforços para garantir o fornecimento das doses necessárias".


Fonte: Agência Sputnik

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle