São Gonçalo celebra 131 anos de emancipação


Foto: Divulgação

São Gonçalo comemora, nesta quarta-feira (22/9), 131 anos de emancipação político-administrativa. A data marca o momento em que o município deixou de pertencer à Niterói e ganhou autonomia. Para celebrar o aniversário, a prefeitura fará o anúncio de uma série de projetos que serão viabilizados com os recursos oriundos da concessão da Cedae. No mesmo dia, serão realizadas ações sociais voltadas para as crianças e show com o cantor Tiee, no Teatro Municipal.


As comemorações começam às 10h, no Teatro Municipal George Savalla Gomes, onde o prefeito Capitão Nelson (PL-RJ) e o secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, farão a apresentação do Plano Estratégico Novos Rumos, que irá detalhar os investimentos que serão realizados no município com os recursos oriundos da concessão dos serviços da Cedae.


Na ocasião, o município também irá anunciar o início dos atendimentos à população através do aplicativo Colab. Trata-se de uma plataforma digital onde a população poderá fazer solicitações de serviços e sugestões. Serão realizadas também consultas públicas sobre intervenções programadas para a cidade, inclusive as prioridades das ações previstas no Plano Estratégico Novos Rumos.


Também às 10h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), a Secretaria Municipal de Assistência Social — com participação das secretarias de Turismo e Cultura, Esporte e Lazer, Habitação, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Defesa Civil e Ordem Pública — lança a primeira edição do programa Inclusão Social - Dia de Recreação, para crianças de até 12 anos.


O evento acontece das 10h às 15h, com recreação infantil, oficinas para crianças (confeiteiro, trança), contação de história, brinquedos, apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo e de artistas circenses, aplicação de flúor e limpeza pela equipe do Odontomóvel, e oferta de lanches, pipoca, algodão doce e bolo.


Na Praça Estephania de Carvalho (Praça Zé Garoto), a Secretaria de Esporte e Lazer promove uma manhã de atividades. Haverá alongamento, apresentação de lutas com a participação do público, aulão de ritmos e animação para as crianças. As atividades começam às 8h30m e seguem até 12h, oferecendo também pula-pula com monitores, atividades de minibadminton e minitênis, verificação de pressão, glicemia, frequência cardíaca e saturação, além de orientação nutricional.


Às 17h, o cantor gonçalense Tiee sobe ao palco do Teatro Municipal George Savalla Gomes, para um espetáculo gratuito e convites limitados, sorteados entre a população através da rede social da prefeitura. Serão oferecidos 75 pares de ingressos aos primeiros que interagirem na postagem sobre o show que será feita no instagram da prefeitura nesta segunda-feira, às 20h.


Às 19 horas, o prefeito Capitão Nelson assiste à Santa Missa, na Igreja Matriz São Gonçalo de Amarante, que irá comemorar a beatificação do padroeiro e o aniversário da cidade. A celebração será realizada pelo arcebispo D.José Francisco


Por conta da pandemia, o tradicional desfile cívico-militar foi cancelado pelo segundo ano consecutivo.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg