top of page

São Gonçalo flexibiliza ainda mais as medidas restritivas


O prefeito, secretários e representantes de donos de bares e restaurantes | Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo alterou o decreto que define as medidas restritivas por conta da pandemia de Covid-19 e flexibilizou ainda mais o horário de funcionamento de bares e restaurantes. A partir da última quarta-feira (21/4), bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres podem funcionar com 50% da capacidade, para consumo no estabelecimento e retirada de alimentos, entre 11h às 23h.


A decisão da prefeitura surgiu como uma resposta ao protesto de empresários proprietários de bares e restaurantes na última terça-feira (21/4), no Centro da cidade. No mesmo dia pela manhã, o grupo se reuniu com o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), e levou a reivindicação ao chefe do poder executivo. À tarde, foi publicado o decreto com as novas medidas. Pelo novo texto, as atividades essenciais, como farmácias, drogarias, comércio de equipamentos médicos, serviços assistenciais de saúde e óticas; supermercados, padarias, mercados, açougues e peixarias, centros de abastecimento de alimentos, assistência veterinária, postos de combustíveis, chaveiros, locação de veículos e serviços funerários – podem funcionar com 50% da capacidade em horário normal. Lojas de materiais de construção e serviços de mecânica e comércio de autopeças podem funcionar, das 9h às 19h, também com 50% da capacidade. Shoppings centers, centros comerciais e galerias, incluindo praças de alimentação, podem abrir, exclusivamente, entre 11h e 22h, desde que limitem a capacidade de utilização a 50% da capacidade de mesas e assentos. A mesma regra vale para uso de estacionamento. Fica permitida a entrada de crianças menores de três anos. Demais estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços podem abrir entre 9h e 19h. Fica permitido o serviço de entrega de refeições e lanches, seja por meio de aplicativos de entrega ou por meio de entrega direta – delivery – entre 6h e 24h. Barbearias e salões de beleza podem funcionar com 50% de sua capacidade, no mesmo sistema que os estabelecimentos comerciais no que diz respeito às orientações de distanciamento mínimo obrigatório.

As academias, estúdios de musculação e de pilates, centros de ginástica podem funcionar com capacidade limitada de 50%, entre 6h e 22h, também obedecendo aos protocolos de segurança. O decreto volta a permitir também abertura de parques externos e internos, salas de jogos, cinemas, espaços de entretenimento externos e internos com capacidade limitada a 50% dos frequentadores. De acordo com a prefeitura, todos os estabelecimentos deverão adotar uma série de procedimentos para impedir a aglomeração de pessoas, como manter o controle de acesso na porta de entrada, além de divulgar informações sobre a pandemia e medidas de prevenção, exigindo uso de máscaras e álcool em gel, além da aferição de temperatura corporal. As demais medidas do decreto permanecem em vigência até o próximo domingo (25/4). Ainda esta semana, o gabinete de crise da covid-19 criado pela prefeitura de São Gonçalo volta a se reunir para analisar os dados epidemiológicos e decidir as possíveis restrições ou novas flexibilizações a partir da próxima semana. A Prefeitura também destacou que dará continuidade às ações de fiscalização e conscientização para garantir o cumprimento do decreto, em operações integradas entre agentes das secretarias de Saúde e Defesa Civil, Ordem Pública, Transportes e Meio Ambiente.


Crise aumenta em todo o mundo


O boletim mais atualizado da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, publicado nesta quarta-feira (21/4), informa que o município contabiliza 68.924 casos confirmados e 1.867 óbitos. A cidade também tem 66.821 curados, 98 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 138 em quarentena domiciliar e 114 óbitos em investigação.


Em todo mundo, até a tarde desta quinta-feira (22/4), já foram registrados 140.849.925 e 3.013.217 mortes. O Brasil é o terceiro país com mais casos positivos, atrás de Estados Unidos e Índia, e o segundo em número de mortes, atrás dos EUA.

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page