top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Saquarema sedia 1º Fórum de Economia do Mar nesta terça (17/10)

O Governo do Estado do Rio, em parceria com a Prefeitura de Saquarema e os municípios da Região dos Lagos (Rede Lagos), realiza, nesta terça-feira ( 17/10), o 1º Fórum de Economia do Mar. A proposta é que o estado apoie os municípios no desenvolvimento de suas vocações, considerando a natureza e as características típicas de cada cidade nas atividades relacionadas ao mar, gerando economia e renda para a população fluminense. O evento acontecerá de forma integrada com a estrutura usada pelo WSL na etapa Challenger do Mundial de Surf, que começou no último sábado, em Saquarema.

Divulgação

"O Estado do Rio tem o terceiro maior litoral do país. A economia do mar, que abarca desde a atividade da pesca à indústria do petróleo, incluindo turismo, defesa e segurança, é estratégica. Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento da vocação de cada cidade, seja com parcerias para o treinamento de profissionais, seja fomentando e garantindo um ambiente de negócios com segurança jurídica, fundamentais para a atração de investimentos", afirma o governador Cláudio Castro.


Durante o Fórum, que acontece das 9h às 17h, no Castelhana Praia Hotel, será realizada a assinatura de Protocolo de Intenções entre as Secretarias de Estado e os Municípios em prol da cooperação de projetos para o fortalecimento da economia do mar da Região dos Lagos.


"O governador, quando criou a primeira secretaria de Economia do Mar do país, além de destacar a importância do setor para o estado, aproxima e garante a interlocução entre o Executivo e o segmento, que de fato, é quem conhece as reais necessidades e os gargalos do dia a dia. E é justamente o que estamos fazendo nesse fórum, unindo experiência e forças com municípios e a sociedade para trazer investimentos, desenvolvimento sustentável e geração de empregos", afirmou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal.


No evento será realizado um talk show mediado pela Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, e pelo secretário Hugo Leal para discussão do papel do setor público no fortalecimento da região a partir da economia do mar. O talk show terá a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e subsecretários estaduais e municipais que irão destacar vocações e desafios da região dos Lagos.


"A economia do mar representa 44% do PIB do Rio de Janeiro, sendo assim um setor fundamental para o desenvolvimento econômico do estado. O Rio é o principal polo produtor de petróleo e gás do país. A atividade é concentrada no litoral do estado. No entanto, para além do petróleo, fomentando setores como a pesca, o turismo costeiro, a aquicultura e a indústria naval, o estado gera empregos e oportunidades de crescimento. O governador Cláudio Castro criou, em 2021, a Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar. Com isso, fomos o primeiro estado brasileiro a contar com uma estrutura governamental dedicada a desenvolver esse segmento específico", disse o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.


Também participam do evento as secretarias de estado de Ambiente e Sustentabilidade e de Esporte e Lazer.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page