top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Saúde de Niterói vai conscientizar foliões sobre DSTs

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar nos dias de Carnaval a distribuição de preservativos e materiais educativos de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST). A meta é sensibilizar e conscientizar os foliões sobre os riscos da exposição às doenças, já que essa é uma época em que aumenta a vulnerabilidade da população. A ação tem como slogan: #Carnaval, Respeito e Proteção – TEM que TER.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói
Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

“É importante aliar a alegria e a folia do Carnaval com ações preventivas. Por isso, estamos promovendo essa campanha de conscientização para que todos possam curtir a festa com alegria e segurança”, destacou a secretária de Saúde de Niterói, Ilza Fellows.


São mais de 30 tipos de vírus e bactérias transmitidas por meio da relação sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, explica a coordenadora da Assessoria Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Márcia Santana.


“Visamos informar à população e, consequentemente, estimular a prática de medidas de prevenção junto ao público em geral, especialmente os mais jovens. Dessa forma, vamos distribuir flyers informativos junto com os preservativos masculinos e femininos aos foliões e foliãs da cidade”, complementa.


Prevenir é sempre melhor para a saúde


Para a prevenção do HIV, a Secretaria de Saúde oferece a prevenção combinada em qualquer serviço de saúde da rede municipal abrangendo o uso da camisinha externa ou interna, gel lubrificante, imunização para HPV e hepatite B. O diagnóstico precoce, com teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, e ainda o autoteste é uma opção para ampliar e facilitar o diagnóstico e que pode ser feito em casa, principalmente para aqueles que precisam ser testados com maior frequência por conta das vulnerabilidades e exposição contínua e o risco de contaminação.


A prevenção combinada prevê também o diagnóstico e tratamento das outras ISTs e a oferta das profilaxias de pré-exposição sexual ao HIV (PREP) e profilaxias pós-exposição sexual ao HIV (PEP) realizadas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil e também em todas as unidades de saúde que possuem o Serviço de Atenção Especializado (SAE), onde se realiza a Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PREP), funcionando de segunda a sexta feira, das 8h às 16h30.


Unidades de atendimento:


Hospital Municipal Carlos Tortelly

Policlínica Regional Largo da Batalha

Policlínica Regional Sérgio Arouca

Policlínica Regional da Engenhoca

Policlínica Regional de Itaipu

Policlínica Regional do Barreto

Policlínica Regional Guilherme Taylor March

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva

Ambulatório Trans João W. Ner


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page