Saúde mental é tema do programa 'A Nossa Saúde' desta semana
A pandemia da Covid-19 teve um impacto drástico na saúde mental da população brasileira, mas afetou especialmente os mais jovens. Insegurança, sensação de abandono, preocupação com o futuro, falta de perspectivas e medo levam os jovens a desenvolver sintomas de ansiedade, depressão e até quadros mais graves, com automutilação e pensamento suicida.
O programa 'A Nossa Saúde' desta semana tratou do tema e recebeu o médico psiquiatra Hugo Fagundes, superintendente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro. Além da pandemia, o apresentador Mauro Romero e o convidado ressaltaram a polarização política — que tem causado conflitos em família desde as eleições de 2018 e que se acirrou nas eleições deste ano — como mais um fator a impactar a saúde mental dos jovens.
“É necessário lidar com a frustação, saber perder”, diz o médico, fazendo uma alusão que nem sempre tudo ocorre da maneira que queremos.
O Superintendente da SMS afirmou que o isolamento social foi muito prejudicial para os jovens, crianças e adolescentes, que deixaram de conviver socialmente e tiveram que se adaptar à tecnologia para estudar, se entreter e conversar com os amigos.
“Os jovens sofreram bastante durante a pandemia com sintomas de ansiedade e depressão. E 76% deles sofreram violência, entre elas, a sexual”, alerta.
Hugo diz que em casos de ansiedade e depressão é sempre recomendado conversar com alguém de confiança. E que para quem quer ajudar, é mais importante saber ouvir do que aconselhar.
Sobre o programa:
O programa “A Nossa Saúde” estreou há um mês na Rádio Toda Palavra e fala de qualidade de vida e bem-estar, sempre abordando temas da atualidade.
Apresentado por Mauro Romero Leal Passos, médico especialista em DST/IST e professor titular chefe do Setor de DST da Universidade Federal Fluminense (UFF), o programa possui um quadro de entrevistas e um espaço para esclarecer todas as dúvidas voltadas a nossa saúde.
A atração é transmitida sempre às terças-feiras, do meio-dia a uma da tarde, em 98.5 NBFM (distribuição na zona norte de Niterói e locais adjacentes) e no site www.radiotodapalavra.com.br.
Comments