top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Saúde de Niterói promove III Encontro de Homeopatia no SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizou, nesta quinta-feira (4/12), o III Encontro de Homeopatia no SUS de Niterói, com o tema “A Homeopatia na Atualidade: Assistência e Aprendizado”. O evento aconteceu ao longo da manhã, das 9h às 13h, no auditório da Prefeitura de Niterói, reunindo profissionais da rede municipal para debater o fortalecimento das práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).


Divulgação
Divulgação

O encontro foi promovido pelo Departamento de Homeopatia, da Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema, incentivar o aprendizado permanente e consolidar ações que promovam o acesso da população a essa especialidade na rede pública de saúde.


A programação contou com palestras de profissionais de referência, entre eles o diretor da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, Francisco José de Freitas; o coordenador da Câmara Técnica de Homeopatia do CREMERJ, Fábio de Almeida Bolognani; e o professor da Faculdade de Farmácia da UFF, Leandro Machado Rocha. Foram abordados temas como a evolução histórica da homeopatia, evidências de sua aplicação em diferentes contextos clínicos e a integração das farmácias homeopáticas ao SUS.


De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, o evento reafirma o compromisso de Niterói com uma atenção à saúde mais ampla, humanizada e baseada em evidências.


“A homeopatia é uma das práticas integrativas e complementares reconhecidas pelo SUS, e seu fortalecimento representa o cuidado integral que buscamos oferecer à população. Promover o debate científico e a troca de experiências entre profissionais é essencial para que o conhecimento se transforme em mais qualidade de vida e bem-estar para os usuários”, destacou a secretária.


O III Encontro de Homeopatia no SUS de Niterói foi voltado para gestores, médicos, farmacêuticos, odontólogos, veterinários, residentes e equipes multiprofissionais da rede municipal, promovendo uma rica troca de conhecimentos, integração do cuidado e atualização em saúde pública.


Segundo o vice-presidente da VIPACAF, Alan Castro, a iniciativa fortalece a qualificação do cuidado na rede de saúde.


“A homeopatia amplia o olhar sobre o paciente e contribui para uma assistência mais humanizada e resolutiva. Momentos de formação e troca como este são fundamentais para fortalecer o SUS e aprimorar a oferta de práticas integrativas na saúde do município”, afirmou.


A coordenadora do Departamento de Homeopatia da VIPACAF, Conceição Stern, explicou que a homeopatia integra a rede de saúde de Niterói e possui um papel importante para os pacientes.


“Ao longo dos anos, tivemos a consolidação da especialidade na cidade. A adesão dos usuários sempre foi significativa, refletindo a confiança e o reconhecimento da população nesse modelo de cuidado. Em 2006, o serviço foi incorporado à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), ampliando sua legitimidade no Sistema Único de Saúde. Ao longo desse período, a homeopatia desempenhou papel importante em situações de emergência sanitária, como nas epidemias de dengue e, mais recentemente, durante a pandemia de Covid-19”, completou.


Homeopatia na rede de saúde de Niterói


Para ter acesso aos serviços de saúde, incluindo o tratamento com homeopatia, o cidadão deve comparecer à unidade de saúde mais próxima do seu endereço.


Para encontrar sua unidade de referência na atenção básica — seja um Módulo de Médico da Família (MMF) ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) — consulte a plataforma digital Aqui Tem Saúde.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page